Páginas

sábado, outubro 14, 2006

Terroristas e aviões

Incrível como aumentaram as medidas de segurança após o "fatídico" 11/09 em USA e as últimas ocorrências na Inglaterra.
Medidas anti-terroristas, dizem.
É possível que tenham algum efeito psicológico ou político, mas do ponto de vista de segurança, só conseguem impedir que alguém entre em um avião carregando um perigoso frasco de enxaguante bucal ou um terrível cortador de unhas.
E isso, se você não for persuasivo.
Hoje mesmo convenci o pessoal do aeroporto de Londres a me deixar embarcar com meu frasco de colírio Lerin. Isso enquanto dezenas de pessoas menos convincentes deixavam seus tubos de pasta de dente (esconderijo perfeito para explosivo plástico e outros produtos de toucador igualmente suspeitos.
Já no avião, enquanto aguardava para entrar no banheiro, pude assistir tranquilamente a aeromoça digitando a senha do equipamento de segurança para acesso à cabine do piloto.
Não sou especialista em segurança, mas creio que um vidro de colírio cheio de explosivo líquido levado para a cabine do piloto seria suficiente para derrubar um avião.
Ou seja, o incômodo e a humilhação a que são submetidos milhões de viajantes pelo mundo a fora são absolutamente inúteis, e provavelmente só servem para divertir os verdadeiros interessados em derrubar os aviões.
Mais eficiente seria, como disse o general inglês responsável pelas forças de ocupação do Iraque, sair de onde não foram convidados e parar de se meter onde não são chamados.
Aí as companhias aéreas poderiam se dedicar a atender melhor seus clientes e investir na melhora dos serviços, que estão cada dia piores.
Hoje, por exemplo, quase fiquei em terra por overbooking.
Nada excepcional, principalmente em se tratando da Ibéria, com quem viajei 4 vezes nos últimos anos e em todas elas tive problemas com conexões, sem falar no péssimo atendimento a bordo.
Com um pouco de sorte volto para o Brasil hoje, com meu colírio e um pequeno tubo de pasta de dentes, sem explodir o avião (porque, afinal, brasileiro não curte muito essas coisas).

FF

ps - o Atlético de Madrid acaba de fazer seu segundo gol, virando o jogo sobre o Recreativo. Foi gol de mão, mas o juiz não viu e validou. Muito simbólico....

2 comentários:

Anônimo disse...

Flá,
hoje é dia 19 e vc continua no aeroporto!
Vir ao seu Blog e não encontrar nenhum novo post é como ir na casa do Arnesto e não encontrar ninguém!
Beijos, provavelmente, muito ocupado irmão!

Flavio Ferrari disse...

Acertou ... mas a pedidos, acabo de postar uma historinha a la Nelson Rodrigues ...
Bj.