Páginas

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Poltrona do Diretor: o futuro dos negócios


Meu bom amigo Marcelo Coutinho acaba de me encaminhar um artigo da McKinsey, assinado por Ian Davis e Elizabeth Stephsenon, comentando quais são as tendências identificáveis hoje com potencial para impactar os negócios futuros de forma relevante.
Julguei interessante partilhar com os amigos do Arguta Café.
1. Ocorrerão importantes deslocamentos dos centros econômicos. que resultarão em um maior equilíbrio de forças entre USA, Europa e Ásia.
2. A idade média da população será maior, demandando aumento de impostos (para sustentar serviços públicos) e oferecendo novas oportunidades de negócio.
3. A massa de consumidores deve se expandir com significativa mudança de perfil.
4. O impacto de novas tecnologias (que se consolidam) trará importantes mudanças de hábitos e atitudes.
5. O perfil da força de trabalho demandada pelas empresas em geral sofrerá profundas transformações.
6. O antagonismo às grandes corporações deverá aumentar e será compensado pelo posicionamento socialmente responsável comprovado por ações concretas.
7. A limitação de recursos naturais será sentida de maneira mais intensa e afetará os negócios de forma direta.
8. Novos modelos de negócio, mais colaborativos, suplantarão os modelos competitivos vigentes nas últimas décadas
9. Como conseqüência, os modelos administrativos também serão revistos e os processos “científicos” de decisão serão preponderantes
10. A produção e a gestão do Conhecimento, num mundo de excessivas informações, serão atributos indispensáveis à sobrevivência.
Os executivos que dedicarem uma parte significativa de seu tempo avaliando antecipadamente o impacto dessas (e de outras) tendências sobre os negócios, alinhando a estratégia de suas empresas, estarão reduzindo riscos e otimizando suas chances de sucesso no cenário futuro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu sempre generoso Flávio,

Obrigado pelo crédito. Mas uma questão está martelando minha cabeça: essa foto da "poltrona do diretor" é a mesma da cadeira do Darth Vader na Estrela da Morte?

Abs

M

doppiafila disse...

Meu Deus, vendo a oviedade destas "previsoes", me pergunto: será que até eu poderia ser conultor da excelentissima McKinsey???? :-)

Flavio Ferrari disse...

Meu caro anônimo Marcelo,

As poltronas são do filme Duna. Mas como o filme que você menciona foi inspirado (também) na primeira versão do "Dune", a referência não terá sido mera coincidência.

Flavio Ferrari disse...

Doppia,

Ser óbvio nesse mundo de hoje já é uma virtude.
E acho que você realmente tem talento para consultor...

doppiafila disse...

Oi Flavio, essa poltrona leva tanto tempo aí que já quase é o passado dos negocios!!! :-)
Um leitor fiel