Páginas

domingo, outubro 08, 2006

Ecologia Empresarial


Senhores, o mundo já não é mais o mesmo.
E, para a tristeza dos saudosistas, ele esta cada vez melhor, pelo menos do ponto de vista das relações empresariais.
Nas últimas duas décadas, a competição vem sendo gratativamente substituida pela cooperação.
Veja bem ... não é que exista mais competição, mas a opção pela cooperação vem se demonstrando mais eficiente e produtiva.
Um termo que está sendo utilizado desde hoje (lançado pelo Arguta) para representar essa realidade é a "Protocooperação". Extraido dos anais da biologia representa a relação entre dois seres que se ajudam mutuamente e que, embora mantenham sua independência, colhem benefícios e perpetuam esse arranjo.
O exemplo clássico é o do Pássaro-palito e do Crocodilo africano. O pássaro se alimenta dos restos de alimento depositados entre os dentes do crocodilo, que ganha dentes limpos e brilhantes sem ter que ir ao dentista ou passar fio dental (o que, convenhamos, só seria possível no mundo do desenho animado).
Para empresas, qualquer relação saudável e moderna entre clientes e fornecedores é dessa natureza. O benefício de um resulta no bem estar do outro.
Se você estiver em busca de negócios duradouros, procure identificar situações onde a protocooperação seja possível.
Pode ser que tenha que aguentar o bafo do crocodilo, mas vai sair de barriga cheia ...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda não encontrei em publicação científica ...Li em algum lugar que verificou-se que as relações mutualísticas trazem mais benefícios do que as competitivas. Mesmo o vencedor da competição teria maior ganho se a relação fosse mutualismo.

Biol. Juliane Bortolotti