Páginas

quinta-feira, julho 14, 2011

Slogan: mais de 30 milhões de clientes insatisfeitos em 2010

Para quem não conhece o "Reclame Aqui" vale a pena ler a entrevista de Mauricio Vargas, seu fundador, no site da Revista Venda Mais.
Na cobertura do SMBR 2011 (Social Media Brasil), lá no  Seo de Saia, Mauricio afirma que espera 80 milhões de visitantes em 2011 (teriam sido mais de 30 millhões em 2010), majoritariamente consumidores insatisfeitos.
Sem entrar no mérito da iniciativa em sí ou dos números mencionados (que me pareceram exagerados considerando que praticamente todos os internautas brasileiros precisariam entrar no site para atingir a meta do Mauricio), me pareceu divertida a idéia de que o Reclame Aqui poderia fazer uma campanha baseada no fato de que o Reclame Aqui conta com a insatisfação dos seus clientes.
Algo do tipo:
"Faça como nossos milhões de clientes insatisfeitos: Reclame Aqui !"
No mínimo, divertido.
Por outro lado, o sucesso da iniciativa revela o que todos nós já sabemos por experiência própria: os SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor) de muitas das grandes empresas deixa a desejar.
É torturante passar pela sequencia de menus automatizados e ser atendido por alguém que não sabe responder nada além do que está escrito num roteiro, com raras e honrosas exceções.
Por força de lei as empresas foram obrigadas a reduzir o tempo de atendimento, o que foi um verdadeiro alívio.  Mas foi preciso aprovar uma lei para isso ... as leis básicas do marketing não funcionam tão bem em setores cartelizados.
Se há pelo menos um mérito nas redes sociais (e na verdade existem muitos) é o de chamar a atenção para esse tipo de situação. O custo de reversão de uma reclamação viralizada é muito maior do que o de resolver o problema rapidamente.
Tempos modernos em que o computador substitue o trombone ...

2 comentários:

Ana Andreolli disse...

A gente se mobiliza mto na internet, acho isso uma das maiores vantagens das redes sociais com certeza!

eu mesma já presenciei grandes mudanças em muitas causas, esse semana msm, q pedi q me ajudassem a denunciar um mal atendimento num estabelecimento, foi mto bacana pq vieram me contactar pq eu tava fazendo 'alarde' no forum da minha cidade sobre o lugar!

Taís disse...

Eu não compro em lugar nenhum sem dar uma espiada no Reclame Aqui antes. Aliás, eu sempre dou uma olhada sobre o que dizem da minha empresa no Reclame Aqui também hehe