Páginas

terça-feira, setembro 13, 2011

Sobre o politicamente correto

Minutos antes da escolha da Miss Universo postei no Facebook que a chinesa deveria ganhar, mas que se o critério de seleção fosse "politicamente correto", a chinesa ficaria em quinto e a angolana ganharia.
Afinal, a China anda poluindo o mundo e colocando criancinhas para trabalhar nas fábricas e, do outro lado, melhor ter Angola ganhando o concurso de Miss do que a Copa do Mundo.
O próprio concurso de Miss Universo já andou raiando a incorreção política.
Embora em alguns poucos países, como a Venezuela, seja uma espécie de esporte nacional, em geral é como as antigas revistas de fotonovela (quem lia não contava para ninguém).
Eu acredito que o culto ao corpo vai voltar, remodelado.  Não pelo enaltecimento da beleza, mas pela saúde e pelo prazer.
Temos um longo caminho a percorrer até libertar-nos dessas definições maniqueístas.
Quando penso que estamos no bom caminho, me deparo com os olhares raivosos dos pedestres para os motoristas que "invadem" a faixa de segurança.  Não estou defendendo os motoristas, mas o comportamento dos pedestres mudou radicalmente a partir do dia em que o "politicamente correto" encampou esse detalhe da vida dos cidadãos.

6 comentários:

Carla P.S. disse...

Por isso que se vale a máxima "depende da intenção". Há o politicamente correto para impor ordem e cumprilicidade, e há o politicamente correto para instaurar a bitolação e a hipocrisia, alimentando o egoísmo camuflado de muitos!

Sobre o miss universo: eu tava torcendo pela Angolana, pela beleza ímpar, e o rosto expressando meiguice. Achei a beleza dela párea para um Miss Universo!

E, a propósito, adoro concurso de miss Brasil e miss universo, porque dou muita risada!! :D

Beijos!

Flavio Ferrari disse...

Eu adoro as perguntas ...

Letícia Alves disse...

Eu não vi!
Fui assistir A Origem, com o Leonardo Di Caprio, nada contra as misses hehehe
Beijos, querido!

Luna Sanchez disse...

Não assisti também.

Quanto aos pedestres, só conheço esses com olhares raivosos, nem sabia que existia outro tipo.

Um beijo.

Paty Michele disse...

Não tenho paciência para assistí-los, como já fiz um dia. Perdi a ilusão, não concordo com a maioria dos critérios de escolha. Em 2005 quando a chinesa ganhou da brasileira Natália Guimarães e alguém justificou: "Muitas misses sul americanas já ganharam o concurso", achei o fim! Agora então foi a vez de uma miss negra (linda, por sinal). É o politicamente correto se sobrepondo ao critério principal do concurso: A beleza.

Anônimo disse...

brother muda a foto que essa foto é da michaela reyes, antiga miss angola e não da leila lopes miss universo!!