Páginas

sábado, setembro 24, 2011

Verdades científicas

Os cientistas estão alvoroçados.  Tudo incida que os neutrinos de Genebra fizeram a luz pagar placê (chegar em segundo lugar, na gíria das corridas de cavalo).
Um experimento realizado em conjunto por laboratórios da Suiça e da Itália provou que a velocidade da luz, postulada como constante cósmica insuperável pela teoria da relatividade (restrita) de Einstein, pode ser ultrapassada.
Fiquei surpreso com a surpresa.  A física quântica já havia chegado a conclusões significativamente mais desconcertantes do que sugere esse episódio.
Teorias e modelos cientificamente construídos para explicar o mundo são úteis, mas não deveríamos nos espantar quando a realidade se mostra mais complexa. 
A história demonstra que nossa capacidade para modelar o mundo vem se aprimorando e oferecendo oportunidades para realizações realmente incríveis.  Basta ver que estou sentado no sofa da sala, digitando um texto no teclado que, "magicamente", será lido por alguém em outra parte do planeta (quiça, fora dele) em instantes.
Mas toda explicação, por mais cientificamente comprovada que seja, é decorrente da nossa capacidade de perceber o mundo e, portanto, limitada.
Isso não desqualifica o esforço científico que, como disse, além de divertido é bastante útil.
Mas há que lembrar que sempre será projetivo (da nossa visão de mundo) e não deveria ser surpresa quando novas conclusões contradizem as anteriores. 
Não é a ciência que afeta nossa percepção do mundo.  É a nossa percepção que impacta a ciência.

2 comentários:

Luna Sanchez disse...

Me aborrece a ordem decrescente em alguns casos.

Beijo.

Ana Andreolli disse...

nooossa q foda isso! =O