Páginas

segunda-feira, junho 18, 2012

Literatura de aeroporto

Na banca de revistas do aeroporto de Ribeirão Preto, voltando do papo com o pessoal de marketing da AmCham, encontro esse par de livros convenientemente pareados por alguém com senso de humor: "ligue o foda-se e seja feliz" e " por que não tive essa idéia antes ?".
Embora ainda não tenha publicado um livro de auto-ajuda (os leitores não perdem por esperar) não sou um crítico ferrenho do estilo.  Provavelmente não recomendaria que as pessoas saíssem por aí ligando o foda-se, mas reconheço o direito de que um escritor defenda esse caminho para a felicidade.
As bancas de aeroporto costumam estar repletas de livros como esse, curtos, relativamente baratos e com títulos instigantes (para alguns), ideais para leitura de bordo.
Eu mesmo comprei um do Osho sobre meditação em uma de minhas últimas viagens.  Foi uma boa leitura.
Osho também dá conselhos.  Curiosamente, pelo que sei, começou sua "carreira" de gurú da contra-cultura como um pensador "desconstrutivo", criticando instituições dogmáticas (religião, ciência, educadores).  Terminou igualmente dogmático mas, convenhamos, para empurrar a humanidade em direção a um novo caminho, há que ser firme em suas colocações.
Embora não concorde com todos os pensamentos de Osho, admiro sua coragem e respeito sua intenção.
Desconstruir não é uma tarefa simples.  Ser um agente de mudança é um fardo difícil de ser adminstrado.  E ele certamente deixou sua marca pelo mundo a fora, mudando a forma pela qual muitas pessoas lidam com suas sensações, pensamentos e percepções.  E ainda deixou algumas boas leituras para avião, recomendando exercícios e vivências que contribuem para bem estar e para a expansão da consciência (seja lá o que isso signifique).
Até onde pude apurar, em nenhum de seus livros recomenda que você ligue o foda-se, a não ser que você considere que meditação se enquadra nesse conceito.
Ao contrário, costuma alertar para o fato de que cada um de nós deve assumir a responsabilidade pela própria felicidade.
Entre as leituras para avião, os livros do Osho são a minha recomendação.


3 comentários:

e daí? disse...

Osho tb anda fazendo sucesso no facebook...

Érica Martinez disse...

wowwwwwwww... long time no see... rs.
E, como já é de praxe em nossos encontros, caí aqui pq comecei a escrever um postzinho a respeito de uma matéria que li sobre "O Homem Mais Feliz do Mundo" e achei que ficou grande demais para o Facebook, então, fui ver se ainda sabia mexer no meu blog e, olha onde vim parar... E com vc falando do Osho, de quem gosto das cartas-tarot mas não consegui terminar de ler um livro chamado "Alegria" justamente por esse treco dogmático dele aí... Enfim... "coincidências"...
Bjo bjo!

Flavio Ferrari disse...

Andrea: verdade.
Érica: livros tântricos são meio chatos, mas você deveria experimentar a massagem ;-)