Páginas

segunda-feira, novembro 01, 2010

Furia de Titãs

Acabo de assistir Fura de Titãs, que conta a história de Perseu, o mitológico herói grego, filho bastardo de Zeus, o maior deus grego e criador do homem.
Quem acompanha o Arguta sabe de minha predileção pelo politeísmo à grega, ou seja, com um deus para cada um dos desejos, capacidades e necessidades humanas.
Na história, Perseu, um semi-deus, resolve enfrentar Hades (o deus da terra dos mortos) para salvar a cidade de Argos (hoje Athenas) da destruição e sua princesa Andrômeda da morte.
Tudo gira em torno da tentativa dos homens de libertação dos caprichos dos deuses.
Duas coisas muito interessantes neste mito ... o fato de que o poder dos deuses depende da fé (adoração ou temor) dos mortais e a decisão de Perseu de enfrentar seus desafios como mortal e sem utilizar suas "regalias" de semi-deus.
O primeiro ponto explica porque é que os deuses gregos não existem mais.  Até os próprios gregos decidiram transferir sua fé para um outro deus, único.
Vale comentar que a vocação politeística de parte da humanindade fez com que algumas de suas igrejas adotassem outras referências para adoração (como os santos, na igreja católica) para atender essa demanda.
O segundo ponto, a insistência de Perseu em lutar como mortal, instiga interessantes pensamentos sobre assumir a responsabilidade sobre seu próprio destino, ao invés de deixá-la na mão dos deuses.
Gostei muito do filme e recomendo.

9 comentários:

A. Marcos disse...

Qual dos filmes vc está recomendando: o primeiro ou o segundo em 3D.

Gostei mais do primeiro pq eu ainda era garoto quando assisti e os "efeitos especiais" me marcaram.

Paty Michele disse...

Eu ia fazer a mesma pergunta do Marcos. Vi as duas versões e prefiro a primeira, que revi recentemente. Os efeitos especiais são precários, mas foi um filme que me encantou muito na época.

Insana disse...

Gosto da mitologia.. mechi com a imaginaçao.

bjs
Insana

Pelos caminhos da vida. disse...

Não sou chegada a esse tipo de filme.

Bom feriado.

beijooo.

Flavio Ferrari disse...

Assisti ao segundo, mas em casa e, portanto, em 2D. Mas o terceiro D não fez falta ...

Solange Maia disse...

você e minha irmã caçula... 2 recomendações numa semana só, então vamos lá... vou assistir ! depois conto o que achei sobre suas observações... risos....

beijo Flavio Ferrari....
beijo....

Nanda Assis disse...

nem me chamou p ver com vc ne.

bjosss...

Alessandra Souza disse...

oi

Alessandra Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.