Páginas

domingo, dezembro 12, 2010

Detalhes natalinos

Sabe porque as lampadinhas chinesas tocam aquela música irritante o tempo todo ?  Porque os chineses não comemoram o Natal.
Eu não comprei porque não preciso.  Moro ao lado da Avenida Paulista.  Do sofá da minha sala dá para ouvir a música de Natal de dois bancos diferentes e luzes coloridas é o que não falta.
Sabe ... era mais fácil explicar a história do Papai Noel para as crianças quando não havia um em cada shopping ...
Não sei se vocês sabem, mas o dressing code atual do Papai Noel foi criado pela Coca-Cola.
Há alguns anos sugeri que o Guaraná Antártica lançasse um Papai Noel tropical.  Não "colou".
Teria sido uma boa idéia ... quem já se fantasiou conhece o drama.
Uma coisa que eu não consigo entender bem, considerando que o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus de Nazaré,  é porque que utilizamos o Papai Noel da Coca-Cola como símbolo ao invés de Jesus ou, pelo menos, de um dos Reis Magos ....  Papai Noel nem era nascido naquela época ...  E há dúvidas de que seja Cristão, sendo tão materialista ...
Se o símbolo do Natal fosse Jesus não precisaríamos gastar uma fortuna em presentes e ceias mirabolantes.  Bastaria dividir o pão.  Ok, seria ruim para o comércio em geral, com a provável exceção das padarias ... mas pareceria mais cristão.
E se fossemos dar presentes, seria algo com o mesmo simbolismo do ouro, do incenso e da mirra, as oferendas dos reis magos.  O ouro simboliza a realeza (Jesus seria o Rei dos Judeus) ou a nobreza (aí, no sentido espiritual); o incenso representa a fé; a mirra, utilizada para embalsamar as múmias do Egito, remete à vida após a morte.
Não sendo eu um católico praticante, posso estar cometendo algum equívoco, mas entendo que os três presentes simbolizavam a futura trajetória de vida de Jesus.
Nossos presentes poderiam ser simbólicos e representar nossos melhores desejos para o próximo.
Não vou dar exemplos aqui porque minha verve humorística esculhambaria a postagem, que começou sarcástica mas acabou ficando quase poética.
Oba ... a música do banco parou ... agora só dá para escutar o apito dos guardas tentando por ordem no trânsito ....

14 comentários:

Ju ♥ disse...

aqui em casa não trocamos presente de natal, nunca fizemos isso...

natal é a época escolhida a dedo para as pessoas serem boazinhas e gastarem rios de dinheiro tentando agradar alguém q dois dias depois vai trocar o presente e quebrar a língua de tanto falar mal do resto do povo...

Paty Michele disse...

O que me dá nos nervos é ver neve nas vitrines enquanto um calor infernal frita os miolos dos pobres mortais sob o sol deste Brasil tropical. Poderiam contextualizar nosso natal, né?

Carla P.S. disse...

Adorei o cuidado que teve com o post, desde as palavras usadas, até a figura. Sei lá pq, mas gostei. Boa noite.

A. Marcos disse...

A festividade natalina como aniversário do nascimento de Jesus nada mais é do que a assimilação pelos cristianismo da milienar eprática pagã de várias culturas (hindú, romana, persa, celta e etc...) de comemoração do solstício de inverno (aqui no Brasil é de verão).

Essa efeméride era oferecida ao Deus Sol, simbolizando a luz que vence as trevas e que a todos ilumina e aquece: seja pobre ou rico, bonito ou feio, poderoso ou hipossuficiente. Por isso a facilidade em unir a figura de Jesus à do sol (Jesus, se nasceu, não foi em 25/12 segundo os estudiosos) e, após,a figura de São Nicolau (Papai Noel ou Santa Claus) à comemoração.

De resto, o lado comercial não é maior do que qualquer outra festividade: aniversário, dia das mães, dia dos pais, carnaval, páscoa e por aí vai.

A comemoração em minha casa sempre existiu, com farta seia, troca de presentes e verdadeira e genuina integração entre as pessoas: amigos e parentes que - aliás - não falam mal uns dos outros.

Gosto disso tudo, desde o ritual de escolher o cardápio da seia, embrulhar presentes, montar a árvore em família, cozinhar e decorar a csa até o almoço do dia 25 como toda a família reunida em confraternização.

É a única efeméride que espero com ansiedade e prazer ao longo de todo o ano.

Vanessa Souza disse...

natal é uma boa época para irritar...

Lê Fernands disse...

sempre fiz a mesma pergunta a respeito do traje do "bom" velhinho... eu não sou muito de natal, porque o povo quer mesmo é gastar e isso eu posso fazer o ano todo. ou melhor... poderia, se tivesse muito dinheiro! essa data, para mim, é outra coisa.

rsrs


ah, apito de trânsito é mesmo agoniante!


bjs meus

Batom e poesias disse...

Gostava que você não refreasse sua "verve humorística" para a gente saber das sugestões...

Postagem hilária!
Ho ho ho ho!!!
bj

Rossana

Luna Sanchez disse...

O Papai Noel todo enroupado só não me entristece tanto quanto a neve artificial nas árvores. Isso sim é pra matar.

=\

Um beijo.

ℓυηα

cristinasiqueira disse...

Adorei o "bom velhinho de sunguinha e prancha.
Por que vc não "falou"mais[mal do papai Noel?]
Eita Natal Chines.ri.

Beijos,


Cris

e daí? disse...

adoro Natal...com todos seus percalços: engarrafamentos de carros e de gente em shoppings, calor, familiares q so vemos nessa epoca, por outro lado, gosto de confraternizações, do estar junto, de brindar as boas intenções...ate das musiquinhas eu gosto!!!! hehehe

Flavio Ferrari disse...

Sempre divertido ver tantas opiniões diferentes ...

Ana SSK disse...

Há alguns anos atrás, tínhamos Papais Noéis verdes em Curitiba, Papai Noel ecológico.
Mas acho que não pegou tb. Já não os vejo há alguns anos...

Barbarella disse...

Flávio, querido...tenho uma doce vizinha, que coloca essas luzinhas chinesas até no rabo do cachorro...a infeliz liga tudo e aquilo toca a noite inteira....detalhe, ela é surda!!!!

Bem, ADORO o Natal e só Deus pode me julgar!!!! rss
Quanto ao Papai Noel e toda essa lenga lenga....meu filho resumiu bem:
"Quem esse velhinho pensa que engana???"
Nada mais a declarar.....
Baccio!

Paty Michele disse...

Adorei os comentários!