Páginas

domingo, abril 22, 2012

Entre a cabeça e as mãos, está o coração.

Acabo de preencher uma relevante lacuna na minha limitada vida cinematográfica.  Assisti Metropolis, de Fritz Lang.
Trata-se de um filme mudo e P&B, produzido em 1927.  Não costumo ter a menor paciência para assistir filmes mudos e P&B, e também não costumo gostar de filmes muito antigos.
Mas esse valeu o esforço.  Ficção científica da década de 1920, maravilhosamente produzido se considerarmos os recursos da época e de "acerto" com relação às previsões futuristas invejável.  A cena vista da janela do protagonista lembra vivamente a vista da região do Anhangabaú (SP) às 19h00 de um dia de semana.
Referências interessantes sobre o papel da ciência e, particularmente, sobre as lutas de classe, já que o mundo vivia o auge da industrialização naquela década.
Mas gostei mesmo foi do recado objetivo do filme: "The mediator between head and hands must be the heart" - "O mediador entre a cabeça e as mãos precisa ser o coração". 
O recado se referia à maneira pela qual os operários eram tratados na época e o filme, projetado para 2026, imaginava uma sociedade brutalmente dividida entre uma nobreza "capitalista" (cabeça) e o submundo operário (mãos), que fatalmente levaria à revolta e a uma revolução.  O filme propões que a solução para o potencial conflito seria a mediação através da compreensão, da negociação e do respeito (coração).
A mensagem fazia todo sentido do mundo na década de 30, perdeu um pouco sua força na segunda metade do século passado, quando essas relações realmente se humanizaram, mas tenho a sensação de que voltam a fazer sentido nesta década marcada pelo desencanto com o trabalho.
Recomendo para quem tiver paciência e interesse pela arte, e indico especialmente aos CEOs modernos, que andam sucumbindo à pressão por resultados financeiros de curto prazo e pressionando suas equipes de forma autoritária, além do que seria "recomendável".

3 comentários:

Avz disse...

Na mostra de cinema há uns 2 ou 3 anos teve uma projeção de Metropolis ao ar livre (no Ibirapuera) com orquestra ao vivo... Até hoje sinto não ter conseguido ir...

Carla P.S. disse...

Dá pra aplicar pra várias coisas..

Ana Andreolli disse...

PQP até arrepiei, sabe eu amo esse filme, vi na escola hahahaha

acho q vou baixar d novo!