Páginas

quinta-feira, julho 19, 2012

A vida e seus momentos (pensamento de aniversário)



Cinquenta e três anos, ou quase 20 mil dias, 465 mil horas, 28 milhões de minutos, 1,7 bilhões de segundos, é bastante tempo de vida.
Os humanos são uma espécie engraçada que vive buscando razões para viver, uma explicação “master” que justifique a existência.
O que acaba acontecendo é que encontramos motivos para fazer algumas coisas e inventamos responsabilidades para justificar  outras.
E assim alocamos nossos anos, dias, horas e minutos e vivemos com a permanente sensação de que nos falta tempo.
Mas e se sobrasse tempo ? 
E se houvesse uma significativa quantidade de dias ou de anos durante os quais não há nada para fazer, nenhuma obrigação a cumprir, nenhum motivo para agir ?
Nessa situação somos obrigados a encarar, angustiados, o vazio existencial, o “nada”.
Deve ser por isso que tendemos a complicar a vida, fugindo da ausência de resposta para a pergunta fundamental: porque estou aqui ?
Sendo humano, não escapo dessa sina. 
Mas há algum tempo descobri que tenho alguma liberdade para inventar meus próprios motivos e obrigações.
Decidi fazer do prazer um bom motivo e questionar as obrigações.
Desde então, procuro dedicar meus momentos de vida a coisas que me dão prazer como amar, escrever, descobrir e aprender, comer bem, tomar agua de coco na praia, fazer e receber massagem, comentar as postagens dos amigos no facebook, analisar e criar estratégias de negócio, instigar questionamentos, ajudar os amigos, beijar e fazer “conchinha”, tomar banho, encontrar pessoas interessantes, ajudar quando tenho vontade, compartilhar a vida com as pessoas que amo, fazer apresentações, ouvir música, observar o que me encanta ... a  lista é grande e vai ficando maior, porque experimentar coisas novas também me dá prazer.
Também costumo dedicar alguns momentos à meditação.  Fazer nada, pensar nada, sentir nada ... exercício difícil para nós, os humanos.
Mas é bastante útil e, entre outras coisas, ajuda a perceber o valor das coisas que andamos fazendo, pensando e sentindo.
O resultado desse jeito que encontrei para viver é que me sinto bem na maioria dos momentos.
Sentir-me bem, em paz, com aquela reconfortante sensação de que tudo está como deveria estar, é meu “indicador de performance”.
Por enquanto, a ideia de dedicar meus próximos segundos, minutos, dias e anos a melhorar esse indicador é suficientemente motivadora para ocupar minha existência.

18 comentários:

Helem Lara disse...

CARPE DIEM! Feliz todos os dias... inclusive o dia de aniversário!

Érica disse...

post sereno! viva a maturidade! (parabéns, só amanhã... :))

Solange Maia disse...

tem como não ser 'fã' ?!?!?!

beijo enorme e Feliz Aniversário !

Wanderly Frota disse...

Mas viver é justamente isso. Passar o dias e no fim se questionar sobre onde ficou o nosso melhor. Sabe, a melhor parte é essa. Ver o tempo passar e carregar as nossas dores pra longe (se nos permitirmos).

Lindo tudo!

Pelos caminhos da vida. disse...

Parabéns Flávio...

beijooo.

Flavio Ferrari disse...

Tks, Helem. Sempre gostoso encontrar você aqui no Arguta.

Flavio Ferrari disse...

Érica ... ah, os homens maduros e serenos ... rs

Flavio Ferrari disse...

Tks, Solange. Beijos.

Flavio Ferrari disse...

Tks, Wanderly. beijão

Flavio Ferrari disse...

Tks, Ana. Beijos.

Carla P.S. disse...

Então tá ocupando bem, como quem degusta um bom vinho. ;)

Flavio Ferrari disse...

In vino veritas, Carla ... bjs

Insana disse...

Viva viva Mais festa...

Bjs insano da Insana

Ju ♥ disse...

Feliz vida, feliz ano novo...
Q venham outros tantos anos.
bjs

Flavio Ferrari disse...

Sempre festa, amiga insana. bjs sanos (até o momento)

Flavio Ferrari disse...

Tks, Ju. Bjs

Noeli da Fonseka disse...

Felizes Dias Novos!

Água de Coco na Praia (Adorei)

Abraços

Beatriz Carvalho disse...

Sentir-me bem, em paz, com aquela reconfortante sensação de que tudo está como deveria estar, é meu “indicador de performance”.

Amei! Sempre querido.