Páginas

segunda-feira, junho 19, 2006

O objetivo do jogo


Mais uma de futebol ...
Estão todos comentando que a Argentina esta jogando como o Brasil de outrora e o Brasil mais lembra a Argentina dos tempos magros.
Fato é que temos um time entrosado, o ambiente entre os jogadores parece bom e o resultado está aí: 100% de aproveitamento dos pontos.
A torcida não ficou feliz com o espetáculo, mas as vitórias, embora magras, foram convincentes (os adversários não chegaram a assustar).
A pergunta que me ocorre é: qual é o objetivo do jogo ?
Se encantar a torcida não fizer parte dos objetivos estratégicos da seleção brasileira, seu desempenho tem sido irretocável.
O mesmo raciocínio se aplica à gestão das empresas.
Muitas empresas charmosas e repletas de iniciativas e programas voltados para a “torcida” não resistem a uma análise mais crítica de sua eficiência do ponto de vista dos objetivos estratégicos.
Lembro-me de uma época em que o prêmio Top de Marketing era chamado nos bastidores do mercado de “top-top” de marketing, numa referência ao fato de que uma parcela expressiva das empresas que ganharam o prêmio num ano enfrentaram sérias dificuldades no ano seguinte.
E também lembro de algumas Copas em que o Brasil jogou o futebol mais lindo de que se tem notícia e não chegou às quartas de final.
Então, pessoal, está certo que o Galvão não precisava elogiar tanto o desempenho do Ronaldo, mas que a equipe do Brasil está cumprindo sua missão, isso está ...

Nenhum comentário: