Páginas

segunda-feira, abril 02, 2012

Sobre a adminstração do tempo

Me perguntaram sobre "regras" para administrar o tempo.
Pensando no assunto e pesquisando algumas regras recomendadas por especialistas, concluí que organizar o tempo exige mais do que seguir regras: demanda atitude, respeito e disciplina
Atitude no sentido de valorizar o tempo pessoal e profissional.  Tempo para o indivíduo é vida e, portanto, seu bem mais importante.  Para a empresa é dinheiro (equivalente à remuneração do recurso humano).
Respeito no sentido de compreender que no ambiente profissional raramente alguém perde tempo sozinho.  Administrar mal seu tempo geralmente implica em fazer com que os outros também percam seu tempo em função dos seus atrasos.
Disciplina no sentido de estabelecer um compromisso com a utilização efetiva do tempo, priorizando o que é mais relevante.
Mas se eu fosse orientar alguém sobre organização do tempo, começaria pedindo para a pessoa passar 5 minutos olhando para o seu relógio, apenas concentrada em esperar o tempo passar.
Depois, pediria para que ela fizesse uma lista das 5 coisas mais importantes de sua vida pessoal, e das 5 tarefas mais importantes para o seu trabalho.
Em seguida sugeriria que ela passasse uma semana anotando quanto tempo dedicou a essas 10 coisas da lista e que, durante a semana, respeitasse religiosamente o horário de seus compromissos.
Tenho a impressão de que realizar essas 4 tarefas teriam um resultado mais impactante do que seguir as regras de qualquer lista.

7 comentários:

C. disse...

Eu gosto da disciplina que aprende-se em administrar o tempo, e que faz bem pra tudo.

Beijocas

Batom e poesias disse...

Eu gosto de organização, mas sou indisciplinada, indolente e infantilmente rebelde.
Péssima administradora do meu tempo, confesso envergonhada.
Quem sabe, com essa sua orientação eu tomo jeito.

Bjcas
Rossana

Rose de Almeida disse...

Gosto de pensar que tempo é questão de preferência. Falta de tempo é fato para quem assume mais compromissos do que pode cumprir. Entretanto, a gente sempre "arruma" tempo para o que interessa...Do ponto de vista profissional ou pessoal. Beijão

Tathiana disse...

Confissão: ñ sou boa nisso.
bjs

Carla P.S. disse...

Hoje eu vou estudar!
E levar minha mãe no cinema, já que ela vai passar por aqui.


Saudades de tomar um café contigo.

:)

Ana Andreolli disse...

Não sei,eu sou EXTREMAMENTE viciada em cronologias, listas.. nao sei me organizar sem haahahah

Solange Maia disse...

já dizia o Coelho da Alice que o eterno as vezes dura só um segundo... resta então que eu siga as tuas dicas e viva com esses pequenos eternos !

beijo