Páginas

sexta-feira, junho 09, 2006

Serendipity: a arte das descobertas

Os ingleses criaram uma palavra muito interessante: Serendipity.
Segundo a Wikipedia, essa palavra foi criada por Horace Walpole, em 1754, inspirado por um conto de fadas chamado “The three princes of Serendip”, e significa a faculdade de fazer descobertas por acidente ou sagacidade.
A interessante leitura “Eureka !” - Descobertas Científicas que Revolucionaram o Mundo (Leslie Alan Horvitz – Ed. Difel), que conta a história de algumas das grandes descobertas científicas nos últimos séculos, apresenta uma série de exemplos que comprovam que as grandes “sacadas” daqueles que hoje são considerados exemplos de genialidade foram fruto de determinação e sagacidade.
Algumas das descobertas mais geniais foram, de certo modo, fruto do acaso. Mas o “acaso” oferece permanentemente oportunidades para todos. Os “gênios” foram aqueles que naquele momento em que uma oportunidade foi oferecida, estavam preparados para a descoberta. Tinham trabalhado, estudado e desenvolvido seus talentos e competências, e preservavam a abertura de mente necessária, de forma a estarem prontos para o instante do lampejo de genialidade.
É essa a atitude requerida (o “mind set”) para a inovação.
Serendipity é o talento que devemos desenvolver em nossas equipes de trabalho para maximizar as chances de descobrir os caminhos que fazem a diferença.

Nenhum comentário: