Páginas

terça-feira, setembro 05, 2006

Sexos Frágeis

Você conhece o caráter de um homem quando lhe dá poder, e o da mulher quando tira o poder.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já não acho que faça sentido determinar um carater de genero, como se todos os que tivessem penis pensassem de forma Y e todas as que tem vagina pensassem de forma X.
Menos sentido ainda faz determinar o carater deles baseado em um contexto específico, só porque ao brincar com certas coisas da psique humana (poder, desejo, etc.) podem ser observados diversas modificações drásticas de comportamento.

Nao acharia razoavel tampouco que se dissesse "Deixe uma pessoa na miséria, sem comer por dias, sem transar por décadas e voce conhecerá o carater da dita cuja". Ou que se dissesse que o verdadeiro carater de alguem é explicitado quando está inexoravelmente bebada ou completamente chapada de maconha (como de fato já ouvi).

Se é que se pode falar em algo fixo, parcialmente imutável e estruturado como "caráter".
Quanto a isso, tenho minhas dúvidas.
Mas já seria uma discussão muito complicada...

Flavio Ferrari disse...

Pearls, o criador da Gestalt Terapia, comenta a questão do caráter em algum de seus textos (não me lembro qual. Descreve o caráter como sendo "conjunto de respostas pré-definidas a determinadas situações"(ou algo assim). Portanto, algo automatizado, rígido e, de certa forma, sem valor.
Na postagem, me referi ao caráter da forma mais genérica, como "personalidade".
E concordo com você, meu caro anônimo. O ser humano é complexo demais para ser definido de forma tão binária.
Mas valeu para instigar.
E, de todo modo, numa generalização que pode ser rotulada de sexista, homens e mulheres reagem diferentemente ao poder. Pelo menos é o que eu tenho observado. E creio que seja algo mais cultural do que genético.