Páginas

terça-feira, abril 19, 2011

Razão, intuição e emoção

Então a Fabiane me pergunta se consigo ser tão racional na vida real como sugiro nos meus textos.
Não há uma resposta simples para essa pergunta e, para piorar as coisas, não consigo me livrar da impressão de que respondê-la irá soar algo exibicionista.
Mas blogueiro que se preze não deve ter medo de exposição ... então, vamos lá.
Desde pequenos somos ensinados a tratar a razão e a emoção como se fossem entidades reais e independentes, valorizando a primeira em relação à segunda, principalmente nos momentos em que precisamos tomar decisões.
Uma terceira potencial entidade, a intuição, é totalmente desprezada ou supervalorizada, dependendo do seu sexo e do entorno social.
Hoje, eu acredito que essa é uma visão esquizofrênica (fragmentada) do ser humano.
Mas passei boa parte da minha vida acreditando no conceito iluminsta "sapere aude" (ter coragem para fazer uso da própria razão). Levou um bom tempo de psicanálise para perceber as consequencias trágicas desse modelo mental e venho dedicando os últimos anos à tentativa de re-integração da minha personalidade.
Felizmente, para mim, nunca fui um racional absoluto.  A curiosidade sempre me levou a experimentar e conhecer coisas diferentes e deleitar-me com aquilo que não sou capaz de entender como, por exemplo, a "intuição".  Claro que já inventei algumas explicações racionais bastantes consistentes para a intuição, mas foi apenas por diletantismo.   E, embora tenha gasto muito tempo da minha vida aprendendo a controlar minhas emoções, não cheguei a sufucá-las, o que vem facilitando o trabalo de resgate.
Respondendo mais diretamente à pergunta da Fabiane, ser racional não é um problema para mim.  A parte mais complicada costumava ser aceitar e conciliar emoções e intuições contrastantes com a razão, porque partia do principio que alguma dessas três entidades deveria estar certa.
Hoje, mais próximo de integrá-las, convivo divertidamente com os debates das três "irmãs", principalmente porque a razão costuma ser a intérprete das outras duas e é sempre interessante observar como a ela tenta explicar o inexplicável.
Mas as três já estão se dando tão bem juntas que muitas vezes sou privado desse prazer e tudo funciona como se a razão, a intuição e a emoção fossem uma coisa só: EU.
Confesso que depois de anos acostumado a ter a companhia de 3 entidades tão interessantes, as vezes tenho uma certa sensação de solidão.  Ir diretamente ao "insight", embora mais eficiente, é menos animado do que participar de um debate com partes de mim mesmo, principalmente considerando que tenho um senso de humor muito particular.
Mas a vida é assim mesmo, ganha-se de um lado e perde-se do outro ....

13 comentários:

Unknown disse...

Poxa!!!!!quem foi o psicanalista????

Flavio Ferrari disse...

O que me ajudou a resolver essa questão específica, José das Neves, o abominável ...

Lila disse...

Faço votos que as 3 irmãs convivam cordialmente para todo o sempre...heheh
Bjs meus !

e daí? disse...

não achei nada exibicionista, muito claro, como sempre, alias.

A. Marcos disse...

Flávio,

Nessa questão da integração das três irmãs eu desde muito novo me peguei bem harmoinizado.

Mas agora, mais velho e mais maduro, tudo parece estar ainda mais claro.

O problema existe na relação com algumas pessoas que não conseguindo elas próprias harmonizarem-se, não aceitam e não entendem essa forma de ver e conduizr a vida.

Flavio Ferrari disse...

Lila e Andre: tks

Flavio Ferrari disse...

Marcos: o problema (quase) nunca é o outro ...

A. Marcos disse...

Eu diria que ao invés de "quase nunca" melhor seria "nunca".
Afinal o problema numa relação não é uma pessoa ou outra, é a incompatibilidade de harminização dos interesses/pensamentos que elas têm naquele dado momento.

Anne M. Moor disse...

FF
As "3 irmãs" se dão bem como as irmãs costumam fazer - ora brigando e ora em paz uma com a outra.

Adorei tua explicação desse tema bastante polêmico. És alguém que já te reinventaste diversas vezes, assim como eu tbm :-)

beijão
Anne

Batom e poesias disse...

Eu ainda estou debatendo.
A intuição ainda é primeira no pódio.

Saudades e bjcas
Rossana

Ane Sik disse...

Flávio,
Muito Obrigada!
Me senti homenageada!!!
Daí eu vivo numa disputa ferrenha entre as três irmãs que passam o tempo a me atormentar e em pouquissimo tempo me deixarão louca...rs...
Para isso não acontecer, sufoco duas e tento achar uma explicação racional para me convencer...
Bom, mas estou tentando... eu chego lá...rs... bjos e obrigada novamente...

Paulinha Costa disse...

Compartilhamos ...

Paulinha Costa disse...

Ah! Adorei isso "Mas blogueiro que se preze não deve ter medo de exposição ..."

Muito bom!

Só para esclarecer o comentário anterior.
Compartilhamos no voyerismo do debate interno, divertido com certeza. Nunca havia pensado que poderia ser encaixada na esquizofrenia, hahahahaha, pensando bem, também é divertido pensar assim.

Conhecendo pessoas... tudo se integra no fim!