Páginas

terça-feira, outubro 25, 2011

Seu negócio é fazer sucesso ?

A campanha do Sebrae até que é bacana e eu gosto do Gabriel Pensador (embora me lembre da música "Ideologia" do Cazuza cada vez que vejo o GP fazendo um comercial).
O Sebrae é uma instituição interessante.  Tive a oportunidade de conhece-lo um pouco mais a fundo quando atendi a "conta" produzindo alguns trabalhos pela Ferrari, Higgins & Isnenghi.
Fornecem informações preciosas e boas orientações para os pequenos empresários.
Mas o que me chama a atenção é o refrão da música da campanha:
"Minha vida hoje virou verso e meu negócio é fazer sucesso"
No comercial que está sendo veiculado, Gabriel conta a história do pedreiro que resolveu vender sabão com a mulher e com a ajuda do Sebrae, fez sucesso.
Nada contra empresários.  Eu mesmo sou um (de novo) no momento.
Mas também não acho que ser pedreiro seja um caso de fracasso.  E, de certa forma, fico com a impressão de que esse tipo de campanha passa essa mensagem.
A mensagem de que sucesso é ser empresário, é ser patrão.
De algum modo, indica que qualquer pessoa pode abrir um negócio e se dar bem.  Só precisa de coragem e iniciativa.  Faz você se sentir mal por não tentar.
Abrir uma empresa de "assessoria" como acabo de fazer é relativamente fácil.  O capital necessário é predominantemente intelectual (embora você precise ter algum dinheiro guardado para pagar as contas pessoais nos primeiros meses).  E, ainda assim, é burocraticamente complicado.
Requer conhecimentos básicos de diversas áreas ou dinheiro suficiente para contratar quem entenda, correndo o risco de errar por não ser capaz de avaliar a competência de quem está sendo contratado.
O sujeito sabe fazer sabão ?  Ótimo !  Mas entre fazer em casa e abrir uma empresa  a distância é enorme.
Pessoas com espírito empreendedor precisam empreender e costumam estar mais preparadas para correr riscos e superar os imprevistos.
Eu tenho uma vocação intermediária, e convivo bem com riscos moderados.  Além disso, a longa experiência como executivo permitiu-me conhecer um pouco de cada uma das áreas de conhecimento necessárias para cuidar de uma empresa (risco menor).
Estimular alguém que não tenha um perfil emprendedor e um preparo mínimo a começar uma empresa, através do discurso indireto de que será um fracassado caso não o faça é trágico.
E eu já ví essa tragédia de perto várias vezes.
Se perder um emprego é ruim, enfrentar uma falência é infinitamente pior.
 

4 comentários:

Dri Andrade disse...

Flavinho, as pessoas tem mania de achar que, se não é aquilo que te faz feliz, realizado, tbm não é felicidade e realização para os outros. Muito boa essa reflexão, aqui em casa sempre falamos sobre isso, acho que tudo feito com honestidade e amor e fatal que chegue ao sucesso, isso dentro do que é sucesso para cada um.

otima reflexão pra mim hoje beijos

Luna Sanchez disse...

O conceito de realização é pessoal e tirando a parte da grana que na minha opinião é demagogia dizer que não faz diferença, cada caso é um caso e pra cada pessoa isso pode mudar dependendo da fase e das circunstâncias.

É aquela velha história do índio pescando no lago que com certeza tu conhece.

Beijo, beijo.

(Sem reticências significa que atingi o nível 2?)

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

UFA! Vi o anúncio ontem, e me senti 'esquisita', sem ter meios de dizer o porquê; você me deu as palavras que eu precisava. Que alívio! Biruta eu não estou! A palavra sucesso anda perigosíssima, mais complexa do que nunca, hipercomplexa, e seu uso daquele jeitinho só ajuda os conceitos a ficarem 'esquisitos'. Tomara que não atrapalhe as oportunidades de pessoas se tornarem autônomas em novos projetos de vida. Bjs!

Tathiana disse...

Acho que, embora tenha muitas idéias, não sou focada o suficiente... Bem que gostaria. Tb não sou muio corajosa com relação a assumir riscos no que diz respeito a dinheiro...
bjs.