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sexta-feira, março 17, 2006

Você já se engajou ?


Meu bom amigo Roberto Lobl acaba de partilhar comigo uma curiosa nota publicada na imprensa especializada em mídia norte-americana.
Em síntese, a nota comenta que os participantes do próximo congresso da ARF – Advertising Research Foundation – serão convidados a propor e debater uma definição para “Engagement”.
Engagement vem sendo a palavra da moda no cenário publicitário internacional nos últimos 2 ou 3 anos.
Sua relevância já foi reiteradamente enaltecida em congressos e seminários e não há um bom plano de comunicação que não coloque “engagement” como parte dos objetivos prioritários de uma campanha.
Muito oportuno, portanto, que alguém decida definir o que é, afinal de contas, esse tal de engagement, embora o Chief Research Officer da ARF, Joe Plummer, tenha afirmado que não será fácil obter uma definição concisa para essa métrica vital.
Ironias à parte, na prática a iniciativa reflete um amadurecimento (ainda que tardio) da indústria da comunicação, adicta aos narcóticos verbais (palavras que refletem conceitos subjetivos mas conferem um ar de modernidade ao conjunto da obra).
Encontrar definições precisas para conceitos relevantes e estabelecer métricas que permitam sua avaliação é um passo indispensável para garantir a alocação eficiente dos recursos de marketing e comunicação.
E muito bom constatar que estamos engajados nessa idéia.