Páginas

quinta-feira, março 16, 2006

O bombrilzinho que dança


Trinta anos de mercado e sigo encantado com a força das marcas.
Noutro dia minha mulher me perguntou se eu havia visto o comercial da Assolan.
Perguntei qual e ela me respondeu: aquele do bombrilzinho que dança.
E tem gente que ainda acredita que é bom negócio deslocar o investimento em construção de marcas para o ponto de venda.
Claro que trabalhar o ponto de venda é importante. Um empurrãozinho de última hora pode motivar a compra por impulso. Diversas pesquisas confirmam isso.
Por outro lado, inúmeros trabalhos sérios indicam que a decisão de compra no ponto de venda para as principais categorias de produto depende da força da marca.
Para produtos considerados relevantes o consumidor tem suas marcas preferidas e sua escolha recai consistentemente sobre elas.
Mais do que isso, compras promocionadas raramente geram lealdade do consumidor. E promoção, principalmente na forma de desconto, custa bem mais do que propaganda.
De fato, o que funciona melhor é o conceito de comunicação integrada. O consumidor tem muitos canais de contato com a marca e a adequada coordenação desses canais de comunicação tem um efeito sinérgico significativo.
Por outro lado, quando a comunicação não é coordenada ou está desequilibrada, os resultados são penalizados.
Aí, quem dança é você !

3 comentários:

Anônimo disse...

E tem o modess da Always !
O merthiolate da Johnson !
A bic porosa da Paper Mate !

Anônimo disse...

Olá, foi o senhor (dado o devido respeito!) que escreveu o livro "Planejamento e Atendimento- A Arte do Guerreiro"? Estou perguntando por pura curiosidade mesmo, já que li o seu livro por causa de minha faculdade, e achei bem interessante. Pelo menos descobri que não é exatamente a melhor área para mim!!
Achei seu texto escrito aqui bem interessante, gostaria até de comentar com meu professor de merchandising que concordo, que não adianta a comunicação no PDV e até em outros formatos ser perfeita se não houver a força da marca... mas creio que serei descomungada por achar que merchandising não é tão essencial para o sucesso de uma marca.

Paula Zendron

Flavio Ferrari disse...

Cara Paula,

Sim... sou o autor do livro Planejamento e Atendimento e também do livro Tirando o Macaco (esse último, um tanto mais divertido).
E acho que você pode comentar o artigo com seu professor de merchandising sem medo de ser feliz.
A comunicação do ponto de venda é importante. Apenas não deve ser uma substituta das demais, sob pena de desgastar, com o tempo, a força da marca.
Agradeço a visita ao blog ..
Volte sempre !