Páginas

quinta-feira, março 16, 2006

O bombrilzinho que dança


Trinta anos de mercado e sigo encantado com a força das marcas.
Noutro dia minha mulher me perguntou se eu havia visto o comercial da Assolan.
Perguntei qual e ela me respondeu: aquele do bombrilzinho que dança.
E tem gente que ainda acredita que é bom negócio deslocar o investimento em construção de marcas para o ponto de venda.
Claro que trabalhar o ponto de venda é importante. Um empurrãozinho de última hora pode motivar a compra por impulso. Diversas pesquisas confirmam isso.
Por outro lado, inúmeros trabalhos sérios indicam que a decisão de compra no ponto de venda para as principais categorias de produto depende da força da marca.
Para produtos considerados relevantes o consumidor tem suas marcas preferidas e sua escolha recai consistentemente sobre elas.
Mais do que isso, compras promocionadas raramente geram lealdade do consumidor. E promoção, principalmente na forma de desconto, custa bem mais do que propaganda.
De fato, o que funciona melhor é o conceito de comunicação integrada. O consumidor tem muitos canais de contato com a marca e a adequada coordenação desses canais de comunicação tem um efeito sinérgico significativo.
Por outro lado, quando a comunicação não é coordenada ou está desequilibrada, os resultados são penalizados.
Aí, quem dança é você !

5 comentários:

Suzana disse...

E tem o modess da Always !
O merthiolate da Johnson !
A bic porosa da Paper Mate !

Paula Zendron disse...

Olá, foi o senhor (dado o devido respeito!) que escreveu o livro "Planejamento e Atendimento- A Arte do Guerreiro"? Estou perguntando por pura curiosidade mesmo, já que li o seu livro por causa de minha faculdade, e achei bem interessante. Pelo menos descobri que não é exatamente a melhor área para mim!!
Achei seu texto escrito aqui bem interessante, gostaria até de comentar com meu professor de merchandising que concordo, que não adianta a comunicação no PDV e até em outros formatos ser perfeita se não houver a força da marca... mas creio que serei descomungada por achar que merchandising não é tão essencial para o sucesso de uma marca.

Paula Zendron

Flavio Ferrari disse...

Cara Paula,

Sim... sou o autor do livro Planejamento e Atendimento e também do livro Tirando o Macaco (esse último, um tanto mais divertido).
E acho que você pode comentar o artigo com seu professor de merchandising sem medo de ser feliz.
A comunicação do ponto de venda é importante. Apenas não deve ser uma substituta das demais, sob pena de desgastar, com o tempo, a força da marca.
Agradeço a visita ao blog ..
Volte sempre !

Anônimo disse...

its here

phentermine search ENGINE
phentermine
tramadol
Farm Search Engine

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ