Páginas

terça-feira, maio 13, 2008

O mito da interatividade


Bater papo com o Ernesto é sempre ilustrativo.
Ele me indicou um vídeo do Youtube chamado "Don't make me click" que chama a atenção para o mito da interatividade.
No vídeo, uma interessante analogia:
- pergunta: o que é melhor do que uma pá para cavar um buraco ?
- resposta: um buraco.
A interatividade torna a mídia interessante porque permite que encontremos o conteúdo que procuramos.
Não significa que queremos, de fato, interagir com a mídia.
Se pudermos encontrar o que queremos sem interagir, será ainda melhor.
Aliás, essa é uma das razões porque a TV segue fazendo tanto sucesso ...
Quanto menor for o trabalho, melhor !

(http://www.youtube.com/watch?v=EuELwq2ThJE)

5 comentários:

Udi disse...

a gente não quer interagir com a mídia a gente quer interagir com as gentes!

(só prá lembrar que: "a gente não quer só comer, a gente quer comer e quer fazer amor")

Udi disse...

empolguei: como seria se o PC fosse tão acessível quanto a TV?

(não dá prá negar que a última mídia que "estudei" mais de perto foi a web, né?)

Anne M. Moor disse...

Interatividade existe sim com a mídia (=internet) desde que ela esteja construída pra isso. Assim como temos interação com o professor, se ele permitir. E sem interatividade e/ou interação não existe aprendizagem e a informação permanece informação sem se transformar em conhecimento.

Jorge Lemos disse...

alve o`Príncipe

A pergunta sobre o que de melhor para abrir um buraco na certa eu responderia: - Algum amigo que, interagindo, abriria o tal buraco para mim.

Estes instrumentos, por mais avançados que se ponham, nada representam sem a cabeça humana
e o estabelecimento das suas relações.
Dai o mito...

Anne está vindo aí. Ernesto falou com você?

A.Tapadinhas disse...

Acha que não dá trabalho carregar no botão? Estou a ficar com o dedo gasto! Exijo comando de TV accionado pela voz! Ainda não há com comando só de pensamento, pois não? Pois, nem vai haver: político também quer televisão...
Abraço.
António