Páginas

sexta-feira, setembro 02, 2011

Do nihilismo à anarquia

Não creio que seja capaz de explicar o que é o nihilismo no espaço de uma postagem.  Nihil significa "nada".  E, sumariamente, nihilismo é a atitude de questionar as verdades absolutas que não podem ser verificadas, entre elas, para a finalidade deste post, o sentido da vida.
Do ponto de vista puramente racional, o único sentido para a vida é vive-la, já que aquí estamos.  A vida não tem qualquer significado ou propósito maior que possa ser comprovado (recomendo a leitura de "O Gene Egoista, do Dawkins).
Essa perspectiva pode ser encarada de duas formas diametralmente opostas.  É assustora, para quem necessita que lhe seja apontado um caminho.  E é libertadora, para quem prefere decidir por sí.
Nossa fé nas instituições clássicas anda abalada.  Com maior acesso à informação, somos mais críticos com relação às instituições dirigidas pelos homens. 
Esse é o princípio fundamental da anarquia, uma sociedade sem dirigentes.
Como disse aqui mesmo no Arguta outro dia, anarquia não significa desordem.  O espaço internautico é razoavelmente anárquico e, de certa forma, se auto-regula.
Também não estou fazendo qualquer apologia à anarquia.  Alias, certamente estou fazendo um uso impreciso de ambos os conceitos e vou levar uma bronca do meu filho por isso.
O que quero compartilhar é a percepção de que, perdidas as referências institucionais, só nos resta a auto-regulamentação.
Voltarei a esse tema mais tarde, de forma mais, digamos, poética.
Até lá, vou vivendo.

3 comentários:

Carla P.S. disse...

Viver é importante.
A religião não torna os humanos neuróticos: os humanos são neuróticos e por isso inventaram religiões.
O único cuidado do terapeuta - e das pessoas em geral - é de não querer que ele mesmo seja a religião das pessoas.
Nem 8 nem 80, talvez nem o meio termo, algum número além: questionar é importante. Anarquia não dura por si só, mas saber os porquês é muito digno.

Um café, com saudades!

Ana Andreolli disse...

temos que questionar sempre, somos dessa natureza... acho q sem isso nao poderíamos nos diferenciar.

Batom e poesias disse...

Há controvérsias...

bj
Rossana