Páginas

domingo, setembro 25, 2011

A Paz Mundial

Se você pudesse ter um único desejo atendido, qual seria ?
Qualquer Miss responderia: "a Paz Mundial".
Por conta disso, estava eu hoje à tarde tentando explicar para a Luiza, de 9 anos, porque existem as guerras.
Comecei dizendo que uma boa parte das guerras acontece por diferenças de opinião sobre o que as pessoas acreditam que seja certo ou errado.
Ela não achou que isso fosse razão suficiente para justificar uma guerra, embora já tenha percebido que algumas pessoas são um tanto briguentas quando defendem seu ponto de vista.
Ocorreu-me um exemplo prático.  Convidei-a a imaginar uma situação na qual ela morasse numa região desértica, sem água e, portanto, com pouca comida.  E, também, que numa outra região ao lado da dela, cortada por um rio, houvesse muita água e comida para todos.  Ela poderia achar que seria injusto que aquelas pessoas fossem donas de um pedaço "melhor" do planeta que, no fundo, deveria ser de todos.  E se os que morassem naquele pedaço melhor não quizessem dividir com ela sua sorte, ela poderia ficar revoltada e decidir lutar pelo considerava seu direito.
Ela não tem perfil bélico e certamente não se imaginou invadindo um país.  Mas entendeu o ponto e ficou satisfeita por encontrar pelo menos uma razão que conseguiu entender para justificar a existência das guerras.
Eu pretendia continuar com exemplos de razões menos "nobres", e concluir que a Paz Mundial é uma utopia, mas ela já não estava interessada.
A história mostra que momentos de paz acontecem quando quem manda tem poder suficiente para desestimular qualquer tentativa de confronto e, de algum modo, ganha mais com a paz do que ganharia com a guerra.
Também acontece quando o poder esta dividido de forma equivalente entre várias partes, mas essa é uma situação que exige líderes inteligentes e emocionalmente equilibrados, dispostos a negociar.  Costuma durar menos.
Pode ser confortador imaginar um botão de "reset", capaz de ajeitar tudo e instalar a paz mundial, principalmente no domingo à noite, antes de dormir.
Mas na segunda-feira, acorde preparado para negociar ...

6 comentários:

Luna Sanchez disse...

Tá bem, começarei a semana nessa vibe, mas só porque foi uma sugestão tua.

Beijo.

Dri Andrade disse...

Um botão ''reset'' já imaginou?

Seria ótimo mesmo.
Com essa explicação, tenho certeza que Luíza entendeu direitinho.

beijos pra vc Flávio, boa semana!!

Rafael Castellar das Neves disse...

Pior que é verdade....concordo com a Dri, um botão "reset" ajudaria...rsrs...

[]s

Rossana Masiero disse...

Enfim, consegui uma explicação que (se não justifica), ao menos torna compreensível o porque das guerras.

Sou como essa menininha, no que diz respeito ao perfil pouco bélico e a idade mental...rss

Adorei.

Bjs e grata pela presença lá no meu novo canto, já que você é um cronista nato.

Dri Andrade disse...

Flávio querido, tive que voltar aqui em reinvindicação ao comentário que vc deixou lá no MMNS, aonde também escrevo. Que está fervendo com a cebeça da mulherada, Ok nosso espaço é pra isso mesmo, mas não achei bacana da sua parte relacionar o Texto da Sheila sobre a mulher sensual com esse seu texto lá no outro blog um tanto machista.
É legal escrever o que pensa e vc tem todo o direito de pensar o que quiser, mas essa sua história está meio furada com o que se relaciona à mulheres de hoje em dia (É 2009 já faz muito tempo pra nós), apesar de HOJE as piriguetes estarem aumentando na mesma proporção e sexo está tão fácil, mas as coisas evoluem na velocidade da luz,esses truques baratos de sedução pelo contato físico, só serve mesmo para as piriguetes de plantão que não estão interessadas em ter um homem que as admire e não ser fisicamente por uma noite até a próxima gozada.
De boa? Uma mulher inteligente quer sim um homem que : ''"descubra" a mulher maravilhosa que ela é e se esforce para conquistá-la e merecê-la..''E isso não impede que entre 4 paredes ela lhe mostre tbm o lado selvagem e nem um pouco inibido que existe nela. O que não seria legal na mesa de um bar onde todos os outro concorrentes estariam babando tanto quanto o dito cujo.
E SIM, nós mulheres com um pouquinho de inteligência e com um pouco mais de conteúdo além da bunda, e saias curtas, faremos questão de puxar uma cadeira e esperar um cara bacana como muitos que existem por ai e que sabem valorizar uma mulher de verdade, por que esse meu querido, quando aperece é provavelmente pra muito tempo além de só uma noite.

Eu não me incluo mais ok? Estou casada e muito bem casada, sentei e esperei o HOMEM CERTO aparecer e não estou nem um pouco arrependida, nesse meio tempo tbm dei uma curtida por ai com homens de uma noite só que até hoje, estão solteiros.

Sem mais pra hoje, deixa pra próxima, um beijo maduro, não fique chateado,é só minha opinião,e continuo te esperando la no meu infinito.

Flavio Ferrari disse...

Dri: O Vestiário é um blog satírico, que pretende expor a visão machista à crítica pelo exagero.
Deveria ser engraçado mas, pelo visto, nesse caso não foi.
Peço desculpas pelo inconveniente.