Páginas

sábado, setembro 10, 2011

Por Toutatis !

Retirei a imagem desta postagem do Aisha's Book (blog da Eilín), que com nova versão em português vale a visita dos interessados em assuntos esotéricos.
São raras as imagens reperesentativas das divindades celtas.  Talvez fossem iconoclástas.  Ou, o que é meu melhor palpite, eram mais sensoriais e ritualistas do que adoradores de imagens.
Celtas é a denominação dada a um conjunto de tribos que habitavam um território que ia da Turquia às ilhas Britânicas.  Não creio que eles próprios tivessem um sentido de identidade comum e se considerassem um "povo", embora tivessem alguns costumes e tradições similares, que incluiam suas divindades, com nomes diferentes mas características similares (o que levou os Romanos a uma classificação de equivalencia).
Toutatis, um dos poucos deuses comuns à maioria das tribos da Gália e da Britânia, era reverenciado como o protetor das tribos.
Foi popularizado, modernamente, pelas histórias de Asterix (fantásticos comics de Goscinny e Uderzo) através da expressão "por Toutatis", frequentemente exclamada pelos habitantes da tribo gaulesa que resistia galhardamente ao Império Romano.
Os romanos, antes da consolidação do cristianismo, também eram politeistas (como os gregos).  Na verdade a idéia de um deus único ganhou força apenas recentemente no mundo ocidental, a partir dos judeus e islâmicos.  Antes disso, povos de origem diferente, mesmo quando em guerra, costumavam respeitar as divindades alheias.
De certa forma, os deuses sempre representaram o que o homem não conseguia compreender, particularmente as forças da natureza.  A ampliação do conhecimento "científico" deixou apenas uma grande incógnita (o sentido da vida) e, portanto, apenas um deus para representá-la.
Mergulhados que estamos em nosso ambiente sócio-cultural, é difícil ter um distanciamento crítico sobre assuntos tão vicerais como a religião.  Por isso, é interessante estudar outras culturas e tentar se colocar no lugar de um observador "estrangeiro", imaginando seu olhar sobre nossos usos e costumes.
Sempre dá o que pensar.

5 comentários:

Luisa Fernanda disse...

Yo me considero Celta de corazón. Y sobre los Dioses, como los hombres, hay que adorar a varios. Besos

Carla P.S. disse...

É bonito, mas eu, monoteísta que sou, acho que há mais mistérios indecifráveis ainda além da origem da vida!
Um abraço!

Flavio Ferrari disse...

Luisita: sabedoria nagual ...

Flavio Ferrari disse...

Carla: tell me more ...

Anônimo disse...

Curti!!!! Grata!!!!