Páginas

segunda-feira, outubro 30, 2006

Com uma faca atravessando o coração ...


Terminaram as eleições de 2006.
Vendo o mapa publicado pelo site do UOL nesta noite, não pude deixar de pensar na imagem de uma faca (azul) atravessando um coração (vermelho).
Um frio Alckimin e um emotivo Lula. A emoção teria vencido a razão ?
Não.
Lula deu ao povo (ou à maioria dele) o que ele queria. Ajuda de custo mensal (bolsa família) e discursos inteligíveis.
Alckimin não soube respeitar o amor que a população mais desprivilegiada tem por Lula e nem soube conquistar esse amor.
Preferiu atacar, com discursos herméticos, longe de tocar o coração ou a razão dos eleitores mais simples.
Poderia ter aceito o fato de que o Lula é um bom sujeito. Que de fato não sabia o que estava se passando debaixo do seu nariz, mas que tinha boas intenções.
Poderia ter convidao Lula para ser seu vice. Ele, Alckimin, mais afeito às questões administrativas, mais preparado para descobrir e evitar que trambicagens sejam feitas debaixo de seu nariz, cuidaria da gestão do país. Lula, mais capaz de se preocupar com o povo brasileiro, apontaria as prioridades sociais e faria a conexão do governo com a população, comunicando-se na linguagem corrente do país.
Como isso não aconteceu, o Brasil escolheu o que achou menos ruim, e seguimos com a metade do que precisamos, com o coração varado de angústia.
O importante é que seguimos sendo um dos países mais democráticos do mundo, para o bem e para o mal. Que seja para o bem e que, eleito Lula, todos e cada um de nós colaboremos com o que estiver ao nosso alcance.
Boa sorte para todos nós. Precisamos e merecemos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Flávio,
pela primeira vez numa eleição fiquei triste de verdade com o resultado!
Tá bom, o Lula fala ao coração, mas fala ao coração de um povo que esquece que foi sua força que tirou o Collor do poder...
Fala ao coração de um povo que, de tão desiludido, reelege Maluf e o próprio Collor...
Fala ao coração de um povo que se esquece que quer poder comprar com o rendimento de seu trabalho, e não mendigar migalhas...
Fala ao coração de um povo que prefere cotas nas universidades para negros, esquecendo-se de que se não há preconceito, o importante seria escola decente para todos...
Ah! Como o coração de nosso povo está perdido em suas misérias...
Como os nossos esforços, transformados em impostos, de nada valem pra ninguém mais...
Por quanto tempo mais nos deixarão seguir fazendo bem aquilo que sabemos e oferecendo o melhor de nós para os que estão próximos?
Acho que apesar de um dia já ter desejado muita sorte ao Lula, desta vez tenho medo que, levando o povo a acreditar que todos são das mesmas células e do mesmo sangue desse nosso Cristo, ele acabe de vez com nossa esperança!