Páginas

domingo, janeiro 11, 2009

E na Marketing de Janeiro/09 ...

Como não é bem o tipo de previsão da postagem anterior que o pessoal da Revista Marketing espera que eu faça, no meu papel de "coolhunter" abri o ano com uma coluna sobre previsões, digamos, um tanto mais arriscadas.

Segue o artigo, em primeira mão, para os leitores do Arguta Café.


Previsões para 2009

Bem, um coolhunter que se preze precisa fazer previsões de vez em quando, não?
Então, lá vai ...
Preparem-se para o começo de alguns movimentos sócio-ambientais interessantes e algo surpreendentes.
Nada como um ano difícil (como 2009 ameaça ser) para lembrar que temos luz demais e sono de menos. Um terço da população mundial (os mais ricos) não são capazes de ver as estrelas no céu à noite. É ... o céu tem estrelas, mesmo nas grandes cidades. Você só não vê em função do excesso de luz.
E o excesso de iluminação também prejudica a vida natural em geral. Pássaros, peixes, tartarugas e, porque não, os seres humanos.
Dormimos cada vez menos. Isso é pior para saúde do que a maioria das coisas que andamos banindo por aí.
Então é isso. Em 2009 começa o movimento por menos iluminação e noites mais bem dormidas. Prepare-se para vender produtos que tenham relação com isso.
E, por falar em produtos, 2009 será lembrado como o ano dos jogos para adultos.
Isso porque todos os vetores sociais indicam que os velhos encontros na casa de amigos vão voltar. Back to social life.
Mas a vida social na Internet também continua. Espere o lançamento de uma nova rede social, que reúna o melhor do Orkut, do Facebook, do Messenger, do Linkedin e quetais. Nada de avatares e conversas cifradas. Você será você mesmo e trocará receitas de lombo assado com sua tribo.
Mas voltando aos produtos, e à energia elétrica, espere lançamentos interessantes e ecologicamente corretos como geradores mecânicos de energia elétrica para carregar seus portáteis. Você sabe que poderia acender uma lâmpada pedalando na ergométrica ou caminhando na esteira ? Poderá, também, carregar seu celular ou seu iPod enquanto queima calorias. Versões de dínamos manuais também estarão disponíveis. Gire a manivela e carregue seu handheld.
Também ouviremos novidades sobre a dessalinização da água do mar. Mas essa é uma longa história e merecerá um coluna só sobre ela mais tarde.
E, por último, a previsão “bombástica”: na esteira da retomada de ícones de culturas antigas, 2009 verá renascer as sementes do politeísmo grego-romano.
Não se surpreenda.
Vai ser muito bom ter um deus exclusivo para cada uma de nossas necessidades.
Na medicina já é assim.

6 comentários:

Anne M. Moor disse...

Acho que vou comprar uma esteira...

Nada como uma noite no campo para sentir a sensação gostosa de um céu tapado de estrelas e de voltar à infância e achar as estrelas com nome :-)

'Namorar sob as estrelas' tem outro gosto!

Parabéns pelo artigo.

Beijos estrelados

Suzana disse...

Apaguem as luzes!
Não as do final do tunel, please.

bjs

Anônimo disse...

Estrelas existem ao nosso redor, acima de nossas cabeças, em mentes e corações de pessoas que já as possuem dentro de si e brilham por por sua causa. Para vê-las e admirá-las, entretanto, não importa se com ou sem iluminação, é preciso saber distingui-las de planetas outros, enxergá-las com um olhar especial, de quem nelas acredita e, quem sabe, arriscar um pedido... Basta querer...

Anônimo disse...

já vi numa revista um carregador de celular pela módica quantia de 300 reais.

No mais, vamos vender muitas camisolas! UHU!!!

Anônimo disse...

OPS: carregador de celular SOLAR...

Udi disse...

Se é assim, até que tô acertando: meu consumismo de início do ano inclui a compra de 1 colchão e, mais recentemente, um travesseiro especialzíssimo de casca de trigo sarraceno. Mas acertou mais o dono da loja de tatames que está fazendo liquidação de seus produtos.

Se é prá falar de previsões sérias, podemos lembrar de uma certa revista virutal que será lançada em breve: PUBYS