Páginas

segunda-feira, agosto 06, 2012

Atenção

O grau de maestria da atenção define a qualidade de nossa relação com o Universo.
Nossa capacidade de realizar e de sentir, de viver o presente, de ter prazer e expandir nossa consciência, dependem dessa maestria.

Mas viver numa grande cidade é um convite para dispersar a atenção.  A quantidade e intensidade das informações visuais e auditivas que recebemos é grande e constante e muitos agentes disputam nossa atenção.  Pessoas a nossa volta, smartphones, cartazes, motoristas irritados, vendedores ...  Além de um sem número de “responsabilidades” às quais nos obrigamos (sempre devendo) e que ocupam o nosso pensamento disputando a atenção com os demais estímulos.
O resultado disso é que costumamos navegar ao sabor dessa multiplicidade de estímulos, e nossa atenção salta constantemente de um ponto para outro, raramente mantendo-se num único “assunto” por muito tempo.
Dois tipos de “exercícios são possíveis nessa condição.
O primeiro, e mais óbvio, é focalizar a atenção em apenas um estímulo de cada vez, por períodos longos.
O segundo, mais desafiador, é distribuir a atenção uniformemente pela maior quantidade de estímulos possível, sem priorizá-los (atenção holística).

 

6 comentários:

mARa disse...

Concordo! E sempre que possível, meditar, esvaziar ou diminuir o pensamento, focando na respiração, no momento presente, aqui e agora.

Boa semana!

Abço!

zuleica-poesia disse...

Oi, Flávio- Há quanto tempo não visito o seu blog! Essa história de atenção me angustia, porque eu a perco quando menos espero. Será o alemão? Mas sempre sobra para meus filhos e netos - a quem não posso fazer muitas perguntas par não ser indiscreta e chata. Bom dia para você, querido!

A.Tapadinhas disse...

Os problemas acontecem quando os "assuntos" são pessoas...

Abraço,
António

Heat disse...

Oi.

Eu sou boba, pq eu penso demais e não faço nada.

Eu contemplo muito.

Foi engraçado o tanto que eu reclamo nos meus pensamentos de tanto pensar e eu vejo o seu post.

Ana Andreolli disse...

tô é precisando de bons 'stimulates'.

Charla disse...

Great!