Páginas

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Curiosidade lingúistica



Quando decidi aprender um pouco de grego, preparando-me para uma visita à Grécia, diverti-me muito encontrando as semelhanças e influências sobre o português.

As primeiras palavras que me chamaram a atenção foram Kali e Kala, respectivamente Bom e Bem. Fáceis de lembrar pela associação com Qualidade em português.

Hoje, passando os olhos sobre um dicionário Nahuatl (língua dos Aztecas - povo que habitou a região onde hoje fica o México, durante os séculos XIV a XVI), encontro que Kuali, em nahuatl, sigifica Bem.

Ainda que considerando as limitações impostas pelo meu parco conhecimento de grego, não encontrei outras semelhanças entre as duas línguas, o que me faz crer que não se trata de influência grega, mas de uma curiosa coincidência.

Como também me pareceu coincidência, já que a influência Azteca sobre nossa cultura foi quase nula, encontrar que Xixit é como se dá a ordem para que alguém vá fazer xixi em nahuatl (urines, em tradução aproximada).

Cultura inútil, mas divertida...

9 comentários:

Anne M. Moor disse...

Se não me engano, as duas são línguas de origem latina e, portanto, devem existir muitas semelhanças... Adoro línguas :-)

doppiafila disse...

Oi Flavio, olha para este post do Bogotalia de duas semanas atrás e me diz se nao é uma agradavel coincidencia...
Um abraco, Doppiafila
http://bogotalia.blogspot.com/2008/01/el-chicle.html

Flavio Ferrari disse...

Paolo: Realmente, baita coincidência ...
Também, não é comum o Bogotália dar-se a arroubos de cultura inútil filosófico-sexista e, eventualmente linguística, típicos do Arguta.
Podemos começar a nos comunicar em Nahuatl já que o meu italiano se limita ao sobrenome ...
Anne: tenho lá minhas dúvidas que o Nahuatl seja de origem latina ...

Udi disse...

Fazendo um raciocínio indutivo (ou dedutivo? ...sei lá! aquelas coisas que os gregos, tipo Sócrates, também gostavam) a gente poderia concluir, a partir da coincidência com o Bogotalia, que a cultura deste café não é inútil como quer nos fazer crer o seu proprietário.

E xixit, dependendo do lado do hemisfério em que nos encontramos, dá conta das 2 "coisas": tanto a líquida quanto a sólida. Daí os Asztecas terem se situado na América Central... (afe! sorry, gentes! já tô me retirando)

Anne M. Moor disse...

"(...)cultura inútil filosófico-sexista e, eventualmente linguística(...)" É isso mesmo que achas do Arguta? O que houve contigo??????????????????????????? Acho que estás precisando tomar um banho de mar bemmmmmmmmmm salgado...

disse...

Já que tá descambando pra escatologia:tem a palavra COCOT nesse dicionário?

disse...

Melhor dizendo:já que estamos descambando...

Ernesto Dias Jr. disse...

Conheço uma Lu Xixing. Chinesa. Foi alquimista, e viveu durante a dinastia Ming (1520-1606). Lembrei disso dos meus tempos de bicho grilo. Verdade. Podem conferir na net.
Será que quer dizer Lu Mijona?

A.Tapadinhas disse...

Lamento muito, mas não há coincidências... se procurarmos sempre encontramos uma razão para tudo: O nosso poder criativo não tem limites.
Abraço.
António