Páginas

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Pendências e Tendências


Assistindo a uma palestra hoje sobre as tendências do varejo para as próximas duas décadas (that's my job, sorry), ouvi do palestrante um divertido jogo de palavras que inspirou essa postagem e está em seu título.
Quando um profissional (ou uma empresa) está preocupado em se manter atualizado, buscando consolidar ou diferenciar seu posicionamento no mercado, precisa saber distinguir entre pendências e tendências.
Aquilo que seus concorrentes estão fazendo e que parece ser a tendência do mercado é, na verdade, sua pendência. Você está atrasado, meu caro.
A tendência não é explícita.
Identificá-la antecipadamente, e adotá-la antes de seus concorrentes, é o que garante seu posicionamento.
Agora, se você for bom mesmo, pode acabar ditando as tendências.

23 comentários:

CVarjão disse...

Flávio,
Penso que o tal palestrante está com a razão. Mas tudo isso no fundo é muito louco. Outro dia uma amiga que trabalha na livraria cultura repetia para mim o lia numa matéria de revista: "pressa inimiga da perfeição, isto é coisa do passado, a pressa hoje tem desafeto pior, a percepção". Me pus a refletir sobre isto e é verdade, vivemos pendentes e estamos perdendo a percepção do que temos feito. Ainda bem q tem gente que consegue pensar e ditar tendências. Admirável mundo 'velho'.

Carla P.S. disse...

E isso é pra tudo na vida...Tenho certeza.
Beijo!

A.Tapadinhas disse...

Pr´alguns é só evidência
Pra outros é já pendência
Eu estou muito receoso
Da tendência prá pendência.
:)
Abraço.
António

Tecnenfermaginando disse...

o que estimula o mercado é a concorrência...

tem mta gente por aí que despreza este conceito

uma xícara de café bem forte, mais que o habitual, por favor, sem açúcar

:(

Carla disse...

tens toda a razão, na inovação é que está a arte e para isso temos de ser nós a marcar as tendências
Beijos e bom Carnaval

Andreana Oliosi disse...

Obrigada pela visita!

Trabalhas com moda ou entendi errado? Nossa, que bizarro isso para os meus padrões sulistas de comportamento, hehehehe! Achei o máximo!!!

:)

A. Marcos disse...

Francamente, o bom do ser humano é que o domínio da linguagem nos permite conduzir as pessoas por labirintos da retórica em conformidade com nossa conveniência de modo a parecer novo o que não é, atribuindo às palavras novos significados.

Pendência ou tendência? É possível dar a essas palavras significados diversos do original segundo nossas intensões. Mas atribuir novos significados mudam a natureza das coisas? Não.

Tendência, conceitualmente, se opõe à praxe. Tendência é a postura que alguns grupos de pessoas (seja num movimento empresarial, seja num movimento social) passam a adotar simultaneamente, mas não universalmente, rompendo com o hábito ou a praxe social ou de mercado. Quando essa postura se consolida e deixa de ser um diferencial para se tornar parte dos hábitos, dos valores e do "status" de uma massa de pessoas, deixa de ser tendência e passa a ser praxe.

Érica Martinez disse...

por iiiiiiiiissso que eu deveria ir à NY mais vezes!

Flavio Ferrari disse...

Cristiano: a pressa é inimiga de tudo, principalmente da reflexão. Mas é muito útil em emergências. A questão é saber identificar as emergências.

Flavio Ferrari disse...

Carla: não sei se para tudo, mas raciocínio analógico sempre ajuda, mesmo nesse mundo digital.

Flavio Ferrari disse...

Tapadinhas: brilhante !

Flavio Ferrari disse...

Teresa: gente boa não precisa ter como concorrente senão a si próprio.

Flavio Ferrari disse...

Carla em desalinho: o importante é ter alma inconformada. Do desconforto desabrocha a inovação.

Flavio Ferrari disse...

Andreana: trabalho com pessoas. Não deixo de ser bizarro...

Flavio Ferrari disse...

Marcos: o que são os fatos diante da força dos argumentos ?

Flavio Ferrari disse...

Érica: vale qualquer desculpa ...

Anne M. Moor disse...

Então, o que vc 'enxerga' ou 'sente' é tendência e o que vc efetivamente faz é pendência????

Hmmmmmmmmmmmmmmm Vc pende para X, Y, ou Z fazendo algo...

Interesting...

Fernanda disse...

Por isso é importante ser um profundo conhecedor do mercado e fazer bastantes pesquisa, certo?? :-)
Brincadeiras a parte...é uma arte conseguir filtrar as informações que valem a pena e que podem te dar um click para criar a tendência. É um misto de inspiração, intuição, loucura e aversão ao risco.

Flavio Ferrari disse...

Anne: pendência, nesse caso, é aquilo que você já deveria ter feito.

Flavio Ferrari disse...

Fernanda: tem razão. Como você deve saber, escrevo uma coluna chamada "caçador de tendências" para a Revsita Marketing. Lá, ouso liberar as sugestões derivadas do tratamento anáquico que meu inconsciente dá ao que capta.

Carla P.S. disse...

AH, assim não vale!!!
Correndo me contar no msn! (sobre a sugestão).
Tu já é quase um "cigano" pra mim.
ahuehaue
beijos, e uma skoll.

Udi disse...

Não que eu não tenha algo a comentar e sim porque tenho muito a refletir.
beijo e bom carnaval

Ti disse...

A minha parte eu já resolvi...

Na vida amorosa não tenho mais pendências... Namoro um Cool Hunter!!