Páginas

quinta-feira, julho 08, 2010

Acelerando

Depois de 4 dias em Maringá (vila ao lado de Visconde de Mauá), num simpático hotel do lado mineiro (a vila é cortada por um rio que divide RJ de MG), acordando às 10h da manhã para tomar café e caminhar na trilhas cortadas por cachoeiras lindíssimas, muito bem acompanhado por um grupo para lá de agradável e sossegado, relaxei.
Somando a isso, dois pequenos episódios ratificaram uma conclusão a que já tinha chegado.  Estamos vivendo de forma cada vez mais acelerada.
Resolvi assistir novamente um filme antigo: "Me chamo Trinity" (They call me Trinity), uma comédia faroeste com dois personagens muito divertidos (Terence Hill e Bud Spencer).  Como aconteceu com vários outros filmes antigos dos quais tinha boa lembrança, fiquei impressionado com a lentidão das cenas e a ingenuidade da trama.  Aliás, de todos os que andei resgatando, o único que não me deu essa impressão foi  "9 e 1/2 semanas de amor", que já andei comentando por aqui.
Na mesma noite, fomos à uma pizzaria muito simpática (Girassol, Oficina de Pizza), do lado carioca de Maringá, e nossas pizzas levaram aproximadamente uma hora para ficarem prontas. Pudemos observar a produção "artezanal" enquanto discutíamos, justamente, essa questão de ritmo da comunicação em geral.
Um pizzaiolo da capital paulista teria preparado umas 50 pizzas no mesmo intervalo de tempo.
A verdade é que, apesar da fome depois da caminhada vespertina, nos divertimos com a demora.  Observar o mau humor do pessoal das mesas ao lado contribuiu para a cena.
Acredito que ninguém tinha nada mais para fazer naquele momento ou depois dele, já que a cidade não oferece qualquer diversão noturna.  E o público do restaurante (os mau-humorados) era formado quase que exclusivamente por casais, que provavelmente escolheram esse recanto romântico para curtir alguns bons momentos juntos.
Mas estamos tão acelerados que a "lentidão" nos irrita.  A ociosidade nos incomoda.
Não é por acaso que a depressão é a doença da modernidade.

14 comentários:

Única e Exclusiva disse...

Eu me incomodo com a ociosidade e muito. Esse marasmo só serve para férias, nada mais.! rs

beijos ú&e =***

e daí? disse...

ocio pelo ocio, me incomoda de verdade. Se é pra ficar no ocio, que seja um ocio criativo, sozinha ou acompanhada...Mas, desacelerar, não necessariamente significa ficar na inercia e sim, re-aprender a olhar as coisas simples da vida, dar-se um tempo pra ser...

Anne M. Moor disse...

Pressa pra que?

A. Marcos disse...

Antes de namorar eu não conhecia o beijo de língua. Provei e gostei. Não namoro mais sem beijo. Aconteceu o mesmo com o sexo.
Algumas coisas são incorporadas à nossa dinâmica de vida e, porque são boas, não queremos abrir mãos delas.
É isso o que se dá quando deixamos o ócio para lá. Marasmo é não é para mim.
Eu amo conversar, "perder" tempo jogando conversa fora, apreciando o mar, vendo filmes, escrevendo no blog, brincando com meus cachorros e tal.
O que não dá é ver alguém fazendo pizza no triplo de tempo que se pode fazer normalmente, por exemplo.
Os outros casais ficaram mal humorados, vc disse, eu talvez tivesse levantado da mesa e ido embora por uma questão simples: não há nada de produtivo em esperar tanto tempo por algo simples. Mais ou menos como ocorre no trânisto paulistano. Afinal a conversa enquanto se esperava a pizza poderia rolar enquanto se comia uma pizza, uma sobremesa, numa caminhada e por aí vai.

Luna Sanchez disse...

Eu fico insuportável quando estou com fome, e esperar é coisa que realmente me irrita.

Juntando tudo, eu estaria, se numa situação idêntica, rosnando e quase mordendo.

Beijo.

ℓυηα

Suzana disse...

Fome, fome mesmo, nem sabemos o que é,
e sim vontade de comer.
Não conheço ninguem que tenha paciência com "fome".
Por outro lado, a questão do tempo é mais do que séria,sou da velha guarda,do tempo em que os malotes demoravam dois ou três dias!Depois vieram os FAXes e ficavamos irritadissimas quando o numero estava ocupado, o que levava aproximadamente de 5 a 10 minutos!Um horror!
Hoje navegamos a uma velocidade de 3G enquanto no Japão a velocidade média e de 120G,e há quem reclame!
Podemos então pedir uma pizza pela internet e enquanto aguardamos,muito bem acompanhados,aproveitamos para postar!

Anita disse...

Ui taquicardia! hauhauhauha
Li Maringá e já me veio uns xingos daqueles de italianos na cabeça. hahaha
Mas em fim, eu sinto essa diferença quando saio daqui e vou pro interior a 1hr e ¹/2 daqui. Londrina tem meio milhão de habitantes, mas vivi grande parte da minha vida numa cidadezinha a 20 kms de Maringá (cidade), uma cidadezinha de 2 mil habitantes.Minha avó alguns tios e primas vivem lá a mãe tem chácara lá, então qualquer feriado vamos, mas guri du céu eu fui parar no médico da última vez.Fiquei entediada o médico disse que tenho um ritimozinho de matá (coisa nada boa) hahahahaha
Ah a doença moderna é gastrite isso sim! hahahaha

Ana SS disse...

É incrível como estamos submersos nesse delírio generalizado de que o tempo é curto, tempo é dinheiro e blablablá.
Perde-se 95% da vida aí.

Batom e poesias disse...

Por isso o chamado "slow food" está virando uma filosofia de vida.

Necessário sim desacelerar, mas não é possível no dia-a-dia.

Infelizmente...

Beijocas

Jorge Lemos disse...

Na incerteza do amanhã prefiro ficar no ocio do hoje

Sentimental ♥ disse...

eu já vi gente ir embora de restaurante q 'prepara' a comida na hora, acho q é o costume de self service e fast food.

Ti disse...

Nada como uma excelente cia!!!

Beijocas relaxadas!

Carolina Tavares disse...

Oi Flavio, interessante estive em Maringá (RJ) e Maromba na pousada Portal dos Ventos recentemente. Uma delícia aquilo lá. Já havia ido muitas vezes a Penedo, mas não tinha seguido viajem.
Estudo em São Paulo e vivo na Dutra ou na Ponte Aérea. No momento de férias, mas retorno as atividades no início de Agosto.
Abraços para ti.

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ