terça-feira, fevereiro 20, 2007
Homilia e a Odisséia
Uma amiga minha manifestou seu descontentamento com o padre de sua paróquia, justificando-se pelo alto conteúdo político de suas homilias.
Eu, que frequentei mais a igreja adventista do que a católica quando pequeno, achei que era melhor perguntar o que seria uma homilia, antes de concordar com a crítica.
Descobri, então, que homilia (cujo significado é algo como "conversa com a família") é o discurso feito pelo padre após a leitura do evangelho, com o objetivo de auxiliar a interpretação e a compreensão pelos fiéis.
A queixa da minha amiga era, portanto, válida. O PT, o PSDB, o PMDB e outros nanicos deveriam ser deixados fora disso.
Interessante é que descobri também uma extensão de sentido, pejorativa, apontada pelo Houaiss. Homilia passou a significar "dicurso moralizador, longo e enfadonho".
Culpa dos padres católicos que, mal preparados para os tempos de hoje, acabam por transformar a missa, que deveria ser um momento de experiência religiosa (um encontro com Deus) em uma coisa moralizadora, longa e enfadonha.
Não frequento a igreja católica com regularidade. Mas entre casamentos e batizados, tive a chance de assistir um número razoável de missas. Algumas foram inspiradoras. A maioria, de fato, enfadonhas.
Aí, traço um paralelo com as escolas e os programas de treinamento das empresas.
Esses eu frequentei e frequento com assídua regularidade.
E, aqui entre nós, amigos do Arguta, quase sempre alterno entre a luta contra o sono e a tentativa de acalmar a ansiedade gerada pela sensação de perda de tempo.
Fiquei conhecido na faculdade por dormir em sala de aula.
Com o tempo, acabarei ficando famoso por dormir em congressos, reuniões e treinamentos.
De um modo geral, esses são momentos de homilia e, por extensão de sentido, também longos, enfadonhos e dogmáticos.
Programas educativos (aulas de cursinho à parte) são, por extensão da extensão de sentido, uma Odisséia (viagem de volta para casa de Ulisses - Odisseu - após a guerra de Troia). A gente não vê a hora de chegar em casa, mas demora para caramba e tem uma porção de coisa chata pelo caminho.
Rubem Alves disse certa vez que quem não é educado precisa ser seduzido (numa carta ao Roberto Marinho - TV Globo - falando sobre seu papel de Anjo Engravidador)para, então, ser educado.
Essa é, por extensão elástica de sentido (eu gostei dessa história), uma questão Homérica. Professores de cursinho adotam a sedução metamorfoseada em alegorias circenses. Profissionais de educação mais puristas discordam, talvez preocupados com o resultado da influência de Afrodite sobre Páris.
E eu, se não estiver interessante, durmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Primeiro, um testemunho. Já vi um padre defender o socialismo em uma missa de sétimo dia. Deu vontade de correr a fazer circuncisão.
Dois: Meus melhores insights aconteceram no banheiro (comum isso né?) e em reuniões (enquanto cochilava).
Três: Essa questão da educação pela hipnose é séria. Foi (em parte)por causa dela que resolvi estudar sozinho.
Seus escritos não dão sono...sua conversa tb não deve dar.Bom ,a não ser que esteja conduzindo uma reunião dessas empresariais.(rsss) Aí é dose mesmo...prá elefante.Independente do palestrante...Bjo.
Lú.
Sou circuncidado e ainda assim os insights continuam ocorrendo no banheiro e nos cochilos.
E, Lú (z) da madrugada ... sou melhor conversando do que escrevendo ... (como qualquer engenheiro).
Lembrei-me de uma piada...
Um padre chegou ao Céu e havia uma grande festa.. Tendo a certeza que era para ele, foi entrando e o GRANDE GUARDIÃO o barrou...
- Essa festa não é para o senhor, é para o Chico, o motorista de ônibus da sua cidade.
- Para o Chico? Como assim? Ele vivia bêbado em serviço!!!Respondeu o padre.
Neste momento o GRANDE GUARDIÃO sorriu e argumentou.
- Sabe padre, aqui nós implantamos a Avaliação de Desempenho por resultados... Enquanto o Senhor pregava sua Homilia, todos os fiéis dormiam. Já o Chico enquanto dirigia, todos rezavam...
...como assim? você já sabe meu nome antes de eu dizer?
Sobre o sono durante as aulas: você esqueceu de dizer (o que é uma grande dica) que aprendia mais enquanto dormia.
Sobre dormir em reuniões, prá mim, é uma grande novidade.
Ti, bem lembrado ... você está ficando boa (também) nisso.
Udi, estou me aprimorando com o tempo.
Postar um comentário