Gula, Luxúria, Avareza, Ira, Inveja, Vaidade e Preguiça formam a relação atualmente aceita para os 7 piores pecados da humanidade.
Alguns preferem substituir a Inveja pela Soberba. Mas como a soberba é uma espécie de mix entre vaidade e luxúria (no sentido ampliado), melhor ficar com a Inveja.
E aí a Raffa me pergunta: "Qual é o pecado que melhor te define ?"
Perguntinha difícil de responder, não ?
16 comentários:
Eu fico com Gula, Vaidade e Luxúria...não necessariamente nessa ordem.
Ps: quem sabe se tivessem DEZ pecados, fosse mais fácil, né?
Desde a criação destes chamados Pecados Capitais ocorreram transformações comportamentais extraordinárias.
A Gula, só é pecadp em seu sentido literal...
Sentir-se vaidoso pela realização de um feito é ato de perfeito respeito ao esforço...
Talvez a Inveja seja uma doença, não um pecado. Sempre um desajustado sinta a inveja como o fator do seu insucesso...
Tenho um pecado maior do que todos os citados: o orgulho. Orgulho de ser gente, de pensar, de amar, de buscar realizações. Não que eu seja um super-homem, mas apenas um homem se ajustando ao meio como necessidade de dar a humanidade exemplos.
Sou um pecador confesso!
Ontem vi muito claro como a soberba pode ser nefasta. O mais engraçado é que foi por uma via invertida: sabe quando você acha que a pessoa é tão "coitada" e acaba relevando, sendo complacente porque "ai, coitada! não vai aguentar a minha 'verdade' ". Essa é a minha soberba... soberba travestida de "humildade". (confesso que pequei!)
Ai, mas esses 'assuntos pecaminosos' ainda me puxam um pouco práquela posição "minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa"...
Existe pecado do lado de baixo do Equador?
Prefiro(me esforço para) pensar em virtudes a serem desenvolvidas.
Bj.
Jorge:
E eu, tiete cofessa. Como não ser?
Vê se aparece amiga Lú.
Estamos saudosos.
Pecaminosa, euuuuuuuuuuuu????? CLARO que sim, diariamente... Orgulho excessivo (as vezes) sim Jorge, acho que todos nós... Vaidade... ixi... Prefiro pensar que nem a Lú, nas virtudes a serem melhoradas... E Lú, não és a única tiête não, também sou tiête confessa dessa nosso amigo contador de 'causos', mestre brilhante...
Que preguiça de pensar...
Não tenho nenhum pecado capital. Só interior.
boa pergunta!
boa resposta, Jorge, que nos absolve de todos os pecados e os enxerga do lado bom da coisa!
esse papinho cristão é tão hipocritinha... tenho tentado me libertar dos 7 pecados minimizando-os em apenas 7 características que o ser humano tem... alguns mais enfatizados que os outros e quem não tem/comete, que atire a primeira pedra... nénão?
(hipocrisia devia estar nessa lista tb...)
(ai, tô rebelde!! rsrs)
Cada um, dentro do seu ponto de vista, estabelecem verdades reveladas pela própria história: a hipocrisia, o cinismo,o ludibrição, a promessa não cumprida, a traição devem substituir, hoje, os pecados capitais.
Como diz o Ernesto os piores pecados são os que nascem do interior do homem pelo simples prazer de aperfeiçoar o mal. Lú tem razão não há pecado a baixo da linha do Equador; existem injustiçados.
Oportunissima postagem esta do Prímcipe.
Revisão:
Leia estabelece
Abaixo
Eu diria que existe um código de ética que procuramos seguir e que se altera de acordo com a época que vivemos.E que procuramos desenvolver (prefiro crer que a maioria dos seres humanos)essas qualidades, buscando o crescimento individual.
Os pecados poderiam ser 10 ou 20 ... mas no fundo só existe um ... o disperdicio.
Quê Flavio?
Postar um comentário