Páginas

sábado, junho 04, 2011

A palavra e os loucos

Profeta é aquele capaz de prever o futuro e/ou que fala por inspiração divina.
O instrumento do profeta é "a palavra".
Ontem estava explicando a uma amiga a minha interpretação pessoal da parábola de Adão e Eva.
Boa parte do conhecimento de um grande número de religiões é transmitido de geração para geração através de parábolas (histórias curtas com alguma lição de moral).
Parábolas são uma forma simples de explicar coisas complicadas a quem não tem repertório suficiente para compreender explicações mais rebuscadas.
Há quem as tome ao pé da letra.  No caso de Adão e Eva, é comum encontrar quem verdadeiramente acredite que foram os dois primeiros humanos a habitarem o universo (ou, pelo menos, a Terra).  Afinal, assim está escrito, e essa é "a palavra".
Honestamente, para mim não faz a menor diferença.  Mas vejo na história de Adão e Eva uma riqueza de possibilidades.  Ela instiga o pensar sobre a natureza do homem, da mulher, do conhecimento, do pecado, da culpa, do paraiso e do destino da humanidade.  Tudo isso, numa história curta e simples.  Verdadeira ou não, é deliciosa.
A história, minha interpretação, todas as profecias ... são apenas palavras.  E palavras não dão conta de explicar os mistérios da vida, nem os mais simples.
Imagine-se explicando para alguém que nunca teve sede, o que é ter sede.  Se tiver curiosidade, dê uma olhada na descrição da wikipedia.  Tente descrever o que sente quando está com sede.
Palavras são melhores para encantar do que para ensinar.
Para aprender é necessário também sentir, vivenciar de forma integral.
Foi assim que terminou minha conversa, após minha amiga haver se encantado pela interpretação da parábola.
Terminei alertando-a de que sei usar as palavras. E que sempre que ela estiver confiando apenas na sua razão poderá ser vítima de encantamentos.

(foto: do blog Change for Celta)

6 comentários:

Anne M. Moor disse...

Bom dia FF

Na realidade as palavras fornecem um ambiente para as entrelinhas, que é onde estão parte do sentido que se completa ou não ao interagir com a experiência do leitor. E como sempre digo (até ficar chata rsrsrs) ESTA é a importância de saber LER.

E... tenta explicar o que é verde para um cego ou qualquer conceito fundamental de vida para um surdo que teve a oportunidade de adquirir língua brasileira de sinais - sua língua materna. É difícil e fascinante!

beijos e bom domingo
Anne

Ti disse...

E como você encanta deliciosamente bem!!!

Beijos...

Batom e poesias disse...

Encantos e palavras...
Que vc sabe usá-las não temos a menor dúvida.

Beijos, meu lindo.
Rossana

Ana Andreolli disse...

ahahaha somos todos farinha do mesmo saco, loucos, encantadores!

Mary disse...

Se tiveres oportunidade, leia o livro de Paulo Freire , Pedagogia do conflito. É interessante o que ele pensa sobre isso que abordaste no teu post. Aprendi um pouco sobre marketing, no teu vídeo.
Bjs

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ