Páginas

quarta-feira, junho 01, 2011

Greves e greves

Não gosto de greves.
Reconheço o direito de fazê-las, mas não acho que seja o melhor caminho para negociação.
Nos 3 anos em que participei da diretoria do Diretório Acadêmico nos tempos de faculdade, nunca promovemos greves.  Preferíamos outros argumentos de negociação (ok, faculdade de engenharia é um caso a parte .. rs).
Mas sou particularmente contrário às greves nos serviços públicos.  Para atingir o "empregador" (governo) a população é usada como "bucha de canhão" e termina pagando a conta.  Não me parece justo.
A idéia de greve não é nova.  A comédia grega Lisístrata, que já foi objeto de postagem aqui no Arguta em 2007 se baseia justamente nesse argumento de força.  Na história, as mulheres dos Atenienses fazem uma greve de sexo para convencer seus homens a abandonarem as guerras.   O motivo é justo e nenhum "inocente" sai prejudicado.  E os maridos sempre tinham a alternativa de procurar as mulheres Persas, sem medos (não resisti ao trocadilho histórico).

6 comentários:

Taís disse...

Eu não sei como seria outro forma de pressão, no caso dos transportes públicos, por exemplo.
Mas como bancária, e todo mundo sabe que bancário faz greve todo ano, eu sou a favor da greve branca e não desta paralisação, que a meu ver, prejudica mais as pessoas do que os empregadores mesmo. Sou a favor, por exemplo, de uma semana ou mais sem vender produto algum. Daria muito efeito.

Flavio Ferrari disse...

Tais: 100% de acordo

Sentimental ♥ disse...

como vc eu reconheço o direito mas não aceito e não entendo. me revolta mais ainda qndo envolve o sistema de saúde q já é péssimo. acho sim q existem outras formas de se resolver os problemas sem prejudicar ninguém. pior é qndo se encontra um governo composto de fdp's q não se intimidam com as greves e deixam a coisa correr solta.
e greve de sexo prejudica todo mundo oras, quem guenta??? rs

Ana Andreolli disse...

hahaha dizem q os governos de antigamente viam as greves como algo totalmente indisposto, mas hj em dia é como se o proprio governo se preparasse pra isso. como os bancos, analisam possiveis perdas, o governo analisa possiveis greves anuais.

Insana disse...

Estava com saudades de suas palavras, meus dias sem ter o que dizer me tirou ate gosto por ler. mais volto e aos poucos recupero o que perdir..

Nossa pensei aqui em entrar em greve..
pensei melhor e acho que ja estou em greve, claro que nao a de sexo aff isto me prejudica rss mais m greve de carinho

bjs
Insana

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ