Páginas

quarta-feira, junho 01, 2011

Greves e greves

Não gosto de greves.
Reconheço o direito de fazê-las, mas não acho que seja o melhor caminho para negociação.
Nos 3 anos em que participei da diretoria do Diretório Acadêmico nos tempos de faculdade, nunca promovemos greves.  Preferíamos outros argumentos de negociação (ok, faculdade de engenharia é um caso a parte .. rs).
Mas sou particularmente contrário às greves nos serviços públicos.  Para atingir o "empregador" (governo) a população é usada como "bucha de canhão" e termina pagando a conta.  Não me parece justo.
A idéia de greve não é nova.  A comédia grega Lisístrata, que já foi objeto de postagem aqui no Arguta em 2007 se baseia justamente nesse argumento de força.  Na história, as mulheres dos Atenienses fazem uma greve de sexo para convencer seus homens a abandonarem as guerras.   O motivo é justo e nenhum "inocente" sai prejudicado.  E os maridos sempre tinham a alternativa de procurar as mulheres Persas, sem medos (não resisti ao trocadilho histórico).

5 comentários:

Taís disse...

Eu não sei como seria outro forma de pressão, no caso dos transportes públicos, por exemplo.
Mas como bancária, e todo mundo sabe que bancário faz greve todo ano, eu sou a favor da greve branca e não desta paralisação, que a meu ver, prejudica mais as pessoas do que os empregadores mesmo. Sou a favor, por exemplo, de uma semana ou mais sem vender produto algum. Daria muito efeito.

Flavio Ferrari disse...

Tais: 100% de acordo

Ju ♥ disse...

como vc eu reconheço o direito mas não aceito e não entendo. me revolta mais ainda qndo envolve o sistema de saúde q já é péssimo. acho sim q existem outras formas de se resolver os problemas sem prejudicar ninguém. pior é qndo se encontra um governo composto de fdp's q não se intimidam com as greves e deixam a coisa correr solta.
e greve de sexo prejudica todo mundo oras, quem guenta??? rs

Ana Andreolli disse...

hahaha dizem q os governos de antigamente viam as greves como algo totalmente indisposto, mas hj em dia é como se o proprio governo se preparasse pra isso. como os bancos, analisam possiveis perdas, o governo analisa possiveis greves anuais.

Insana disse...

Estava com saudades de suas palavras, meus dias sem ter o que dizer me tirou ate gosto por ler. mais volto e aos poucos recupero o que perdir..

Nossa pensei aqui em entrar em greve..
pensei melhor e acho que ja estou em greve, claro que nao a de sexo aff isto me prejudica rss mais m greve de carinho

bjs
Insana