Tenho um curioso sentimento de fraternidade com relação às pessoas de um modo geral. Uma sensação que, de certa forma, é traduzida pelo significado dado por Deepak Chopra ao cumprimento sul-asiático Namasté: "eu honro o espírito em você que também está em mim" (literalmente a palavra significa "curvo-me diante de você" ou "te reverencio"). Essa sensação resulta em uma confortável familiaridade e mais de uma me colocou em situações inusitadas quando unilateral.
Mas, ao mesmo tempo, sigo admirando a diversidade. Todos somos tão iguais e tão diferentes...
Adoro navegar por grupos sociais heterogêneos e fico feliz quando encontro pessoas com maior liberdade de pensamento, com a coragem de ser e a generosidade de deixar que sejam. Essas joias costumam ser leves e divertidas, passando longe da constrição imposta pelo dogmatismo social.
Essa singular diversidade é, para mim, a melhor atração da Terra.
Millôr Fernandes, o humorista, mantinha uma coluna entitulada "livre pensar é só pensar". Em que se pese a notória rabujice do moço, seu descompromisso não deixa de ser uma referência atual (e possívelmente mais pura) do movimento livre-pensador que teve início no século XVIII.
Pensamento livre, de fato, não existe. Mas a coragem de não se levar tão a sério faz algumas pessoas serem bem mais interessantes do que outras.
(foto: Kelvyn Evans)
quarta-feira, junho 08, 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
ixa, e agora?? sei la o q comentar... gosto de coisas diferentes...diferentes de mim claro. no caso, timidos, cultos, nerds, e por ai vai kkk.
gosto de vc!! (apesar não saber em qual grupo se encaixa, por pouca intimidade, mas ainda descubro.)
bjos...
São poucas as pessoas dispostas a curtir esta diversidade!!!
Namasté!
Beijos
Oi Flavito, compartilhamos a admiração e o gosto por navegar por ai assim. Vc é uma dessas jóias, por isso é tão bom tomar um café por aqui. Eu adoro!
"...fico feliz quando encontro pessoas com maior liberdade de pensamento, com a coragem de ser e a generosidade de deixar que sejam. Essas joias costumam ser leves e divertidas, passando longe da constrição imposta pelo dogmatismo social.
Essa singular diversidade é, para mim, a melhor atração da Terra."
Eu tb adoro isso!
eu gosto do diferente e aprendi a respeitar, acho q existe espaço pra todo mundo.
FF
Com certeza. Deixar viver com prazer é tão bom.
bjos
Anne
Me Identifico total, que bom saber que não sou a única !!!
bjs
ompartilho desta ideia colocada aqui...
Namastê...
Beijos moço
Postar um comentário