Páginas

sábado, junho 04, 2011

A palavra e os loucos

Profeta é aquele capaz de prever o futuro e/ou que fala por inspiração divina.
O instrumento do profeta é "a palavra".
Ontem estava explicando a uma amiga a minha interpretação pessoal da parábola de Adão e Eva.
Boa parte do conhecimento de um grande número de religiões é transmitido de geração para geração através de parábolas (histórias curtas com alguma lição de moral).
Parábolas são uma forma simples de explicar coisas complicadas a quem não tem repertório suficiente para compreender explicações mais rebuscadas.
Há quem as tome ao pé da letra.  No caso de Adão e Eva, é comum encontrar quem verdadeiramente acredite que foram os dois primeiros humanos a habitarem o universo (ou, pelo menos, a Terra).  Afinal, assim está escrito, e essa é "a palavra".
Honestamente, para mim não faz a menor diferença.  Mas vejo na história de Adão e Eva uma riqueza de possibilidades.  Ela instiga o pensar sobre a natureza do homem, da mulher, do conhecimento, do pecado, da culpa, do paraiso e do destino da humanidade.  Tudo isso, numa história curta e simples.  Verdadeira ou não, é deliciosa.
A história, minha interpretação, todas as profecias ... são apenas palavras.  E palavras não dão conta de explicar os mistérios da vida, nem os mais simples.
Imagine-se explicando para alguém que nunca teve sede, o que é ter sede.  Se tiver curiosidade, dê uma olhada na descrição da wikipedia.  Tente descrever o que sente quando está com sede.
Palavras são melhores para encantar do que para ensinar.
Para aprender é necessário também sentir, vivenciar de forma integral.
Foi assim que terminou minha conversa, após minha amiga haver se encantado pela interpretação da parábola.
Terminei alertando-a de que sei usar as palavras. E que sempre que ela estiver confiando apenas na sua razão poderá ser vítima de encantamentos.

(foto: do blog Change for Celta)

5 comentários:

Anne M. Moor disse...

Bom dia FF

Na realidade as palavras fornecem um ambiente para as entrelinhas, que é onde estão parte do sentido que se completa ou não ao interagir com a experiência do leitor. E como sempre digo (até ficar chata rsrsrs) ESTA é a importância de saber LER.

E... tenta explicar o que é verde para um cego ou qualquer conceito fundamental de vida para um surdo que teve a oportunidade de adquirir língua brasileira de sinais - sua língua materna. É difícil e fascinante!

beijos e bom domingo
Anne

Amélia disse...

E como você encanta deliciosamente bem!!!

Beijos...

Batom e poesias disse...

Encantos e palavras...
Que vc sabe usá-las não temos a menor dúvida.

Beijos, meu lindo.
Rossana

Ana Andreolli disse...

ahahaha somos todos farinha do mesmo saco, loucos, encantadores!

Rougebatom disse...

Se tiveres oportunidade, leia o livro de Paulo Freire , Pedagogia do conflito. É interessante o que ele pensa sobre isso que abordaste no teu post. Aprendi um pouco sobre marketing, no teu vídeo.
Bjs