Páginas

quarta-feira, junho 08, 2011

Singular diversidade

Tenho um curioso sentimento de fraternidade com relação às pessoas de um modo geral.  Uma sensação que, de certa forma, é traduzida pelo significado dado por Deepak Chopra ao cumprimento sul-asiático Namasté: "eu honro o espírito em você que também está em mim" (literalmente a palavra significa "curvo-me diante de você" ou "te reverencio").   Essa sensação resulta em uma confortável familiaridade e mais de uma me colocou em situações inusitadas quando unilateral.
Mas, ao mesmo tempo, sigo admirando a diversidade.  Todos somos tão iguais e tão diferentes...
Adoro navegar por grupos sociais heterogêneos e fico feliz quando encontro pessoas com maior liberdade de pensamento, com a coragem de ser e a generosidade de deixar que sejam.  Essas joias costumam ser leves e divertidas, passando longe da constrição imposta pelo dogmatismo social.
Essa singular diversidade é, para mim, a melhor atração da Terra.
Millôr Fernandes, o humorista, mantinha uma coluna entitulada "livre pensar é só pensar".  Em que se pese a notória rabujice do moço, seu descompromisso não deixa de ser uma referência atual (e possívelmente mais pura) do movimento livre-pensador que teve início no século XVIII.
Pensamento livre, de fato, não existe.  Mas a coragem de não se levar tão a sério faz algumas pessoas serem bem mais interessantes do que outras.




(foto: Kelvyn Evans)

8 comentários:

Nanda Assis disse...

ixa, e agora?? sei la o q comentar... gosto de coisas diferentes...diferentes de mim claro. no caso, timidos, cultos, nerds, e por ai vai kkk.
gosto de vc!! (apesar não saber em qual grupo se encaixa, por pouca intimidade, mas ainda descubro.)

bjos...

Amélia disse...

São poucas as pessoas dispostas a curtir esta diversidade!!!

Namasté!

Beijos

Paulinha Costa disse...

Oi Flavito, compartilhamos a admiração e o gosto por navegar por ai assim. Vc é uma dessas jóias, por isso é tão bom tomar um café por aqui. Eu adoro!

"...fico feliz quando encontro pessoas com maior liberdade de pensamento, com a coragem de ser e a generosidade de deixar que sejam. Essas joias costumam ser leves e divertidas, passando longe da constrição imposta pelo dogmatismo social.
Essa singular diversidade é, para mim, a melhor atração da Terra."

Carla P.S. disse...

Eu tb adoro isso!

Ju ♥ disse...

eu gosto do diferente e aprendi a respeitar, acho q existe espaço pra todo mundo.

Anne M. Moor disse...

FF

Com certeza. Deixar viver com prazer é tão bom.

bjos
Anne

ANA disse...

Me Identifico total, que bom saber que não sou a única !!!
bjs

Anônimo disse...

ompartilho desta ideia colocada aqui...
Namastê...
Beijos moço