Páginas

terça-feira, agosto 04, 2009

Paradoxo da moderna ética empresarial

A ausência de assédio sexual poderia ser considerada assédio moral ?
Essa relevante questão levantada por um amigo executivo de recursos humanos, inspirada por um bom vinho francês, animou a discussão do jantar de ontem.
Num país como os Estados Unidos, já não se pode elogiar o novo corte de cabelos da subordinada ou a gravata de um colega de trabalho sem o risco de acusação de assédio sexual.
No Brasil, entretanto, a ausência total de manifestações de agrado ao sexo oposto pode ser considerada como ofensiva.
Tecnicamente, a agressão ou ofensa continuada caracteriza o assédio moral.
Como ficamos ?

10 comentários:

Carla P.S. disse...

Ficamos espontâneos, por favor...

A.Tapadinhas disse...

É uma ofensa não dizer uma palavra de elogio ao sexo oposto...

...e não só!

Começa a agradar-me quando alguém me diz, independentemente do sexo:
Estás com menos barriga!
:)
Abraço.
António

doppiafila disse...

Nao esqueco quando disse a uma colega americana "nice shoes" no elevador.... ela ficou toda vermelha e nao me falou mais durante varios dias... E os sapatos nem eram taaao bonitos!!! :-)

gabrielle disse...

eu fiquei a pensar que gostaria de provar o tal vinho francês - de preferencia com alguém que me dissesse o quanto eu estou bonita hoje!

beijinho

Udi disse...

Estou com a Carla: espontaneidade combinada com ética pura e simples (a boa e velha) sem adjuntos (seira adjunto, o nome da coisa?): "empresarial", "corporativa", "gringa", "brasileira" ou "de Gérson"... Ética, simplesmente.

Luna Sanchez disse...

Usando educação, bom senso e consciência, ninguém erra.

;)

ℓυηα

Anônimo disse...

Com a decência e o bom senso... Tive uma filha que sofreu assédio sexual de seu chefe e só não me meti pois ela não deixou - ela mesmo resolveu...

Assédio sexual é mais uma mazela do ser humano!!

Beijos (sem assédio) :-)

Batom e poesias disse...

Se gosto, falo.
Se não gosto
calo...

bjs
Rossana

Amélia disse...

A diferença entre o americano e o brasileiro é o "jeitinho"....

Beijos

Érica Martinez disse...

o olhar dirá tudo!