A origem da expressão é indefinida. A melhor "explicação" que encontrei foi a de que quando Jesus decidiu acolher Mateus entre seus dicípulos, sendo ele um cobrador de impostos, algum inconformado teria sugerido a Jesus que ele não merecia esse privilégio. Só quem é capaz de gostar de um cobrador de impostos é sua própria mãe. Logo, ela, havendo parido Mateus, que o embale.
Se você não gostar desta, pode inventar a sua, já que não existe registro histórico conhecido da origem.
O uso popular da expressão se dá nos casos em que alguém cria algum problema e, portanto, deve ser responsável por ele.
Mais elegante, convenhamos, do que o tradicional "ema, ema, ema, cada um com seu problema", que demonstra a falta de solidariedade do autor de forma mais agressiva.
Todo bom cristão deveria reagir de maneira "inclusiva" ao ouvir alguém expressar-se dessa forma, afirmando ao autor que, como Cristo, ele deveria acolher seus irmãos mesmo quando eles agem de forma a gerar algum incomodo.
Não vejo isso acontecendo com frequencia, o que me leva a crer que o Brasil é um país de católicos pouco cristãos.
Ou, resta a possibilidade de que sejamos apenas educados e, uma vez que não conhecemos nenhum Mateus, não trabalhamos no setor de embalagens e tampouco entendemos porque é que o sujeito mudou de assunto, preferimos evitar qualquer comentário.
Vai saber ...
sábado, junho 05, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
Eu nem a conhecia...
Confesso que assim como Vanessa não conhecia...
abraço
É desse jeito mesmo....
Beijos Tempestuosos!
Se mamis souber que não tem dono, vai patentear hauhsuahsa
Nossa ela sempre vem com essa do "Quem pariu Mateus que embale"
principalmente quando brinco verdadeiramente que o dia em que eu tiver filhos, vou leva-los gentilmente de manhã bem cedo ainda dormindo até a casa dela, deixando-os lá, e voltarei pontualmente para busca-los depois das 23 p.m, qndo já dormindo estiverem.
Aí ela sorta esse Mateus nas minhazôreia
morrodirí kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É, se Pilatos conhecesse esse ditado teria dito isso ao invés de lavar as mãos.
Mas também o que tem de parideira(o) que não quer embalar o Mateus... ufff... tá cheio.
Poxa! tens jeito pra historador1 bjão! bom fds
gostei da conclusão...
Na verdade o ditado é "Quem pariu os teus que balance". Acho que isso esclarece a origem..!! Acontece que ditados populares vão sendo ouvidos e reproduzidos como um telefone sem fio, ai já viu..!!
"Acho que essa expressão quer dizer, que quem criou o problema que o resolva...
hanna
É uma expressão bem explicativa, se bem que a segunda fica mais piedosa. Coitados dos "Mateus"!!!!!!!!!
Trata se de Mateus, um senador romano que, foi abandonado quando bebê, na porta de uma casa, juntamente com o bebê havia um bilhete escrito o nome. A família que o encontrou,o abandonou na porta de outra casa, e essa abandonou na porta de outra, com um outro bilhete escrito, a frase, quem pariu Mateus que balance, ate hoje nao se tem a certeza de qual família que criou Mateus, só se sabe que se tornou um homem importante no senado romano,e foi autor de alguns livros.
تم تصميم الموقع التسويق عبر الانترنت الإعلان الكلمة التسويق العلاق الجليد الطعام البارد لصناعة معدات الثلاجة الفرن تذاكر صانع غسالة صحون القهوة بالي غوام بعد سرير الزواج فراش الربيع فراش اللاتكس فراش مستقل أنبوب فراش ركوب مصنع المنزل بضعة أشهر القروض الشخصية المركز الفرعي قروض قرض بنك الطعام ، ومركز الرعاية بعد الولادة الائتمان للحبس الأطفال في الشهر الرهن العقاري العاصمة طفلين اثنين من الأطفال ، ممارسة الجنس مع الأطفال الثانية القروض المصرفية لعبة أرض القروض الزراعية إمدادات رائحة في مجال بوراكاي الصلبة
KKKKK, me disseram que isso é um problema de "repetição da coisa errada", de que o correto seria "Quem pariu e "BATEU" que embale", ou seja, você que pari um filho e lhe dá umas palmadas e lhe provoca o choro, que o embale.
Será???
Cada cachorro que lamba sua caceta.
Ninguém conhece isso aqui...fui ver hoje..mas nunca tinha ouvido falar nessa frazezinha de efeito que nao tem nada a ver com nada
Sempre ouvi, hj quis pesquisar a origem
Gente o certo é "quem pariu e bateu que o embale" ou "quem pariu os maus teus que o balance"
Postar um comentário