Páginas

sexta-feira, janeiro 07, 2011

O surf e suas lições

Depois de 3 aulas, creio que já posso tirar algumas conclusões sobre a arte de surfar.
A primeira, é justamente a de que se trata de uma arte.  Discutir o conceito de arte daria margem a algumas longas postagens ... mas fico aqui com sua essência que é a livre expressão (no sentido de não ter objetivo especîfico senão o de atenuar a tensão, compulsão ou ansiedade).  É isso que justifica o fato do surfista entrar no mar e lá ficar até a exaustão.
A segunda é que, por mais que alguém possa lhe ensinar algumas técnicas ou dar algumas dícas (muito úteis para os primeiros passos), não se surfa com a mente.  É o corpo que precisa aprender a surfar.  Se você for do tipo mais racional (como eu), vai ter que controlar a ansiedade e deixar que o corpo aprenda para que a mente decodifique depois.
A terceira, e provavelmente a mais importante, é que aprender a surfar é um processo sem fim.  Aquela molecada que risca divertidamente o tubo das ondas levou alguns anos surfando várias horas por dia para chegar nesse estágio, e ainda tem muito para aprender.
A quarta, e possivelmente a mais interessante conclusão,  é que o surf se revela como uma forma de meditação ativa.  É um exercício extenuante que exige concentração, empenho, atenção e pouco raciocínio formal e, portanto, aquieta a mente.
Faz todo o sentido que eu tenha finalmente resolvido aprender a surfar justamente nesse momento em que tenho me dedicado a desenvolver uma integração maior entre a mente e o corpo (usando o Tantra como caminho).
Com dizia meu avô português, você só está pronto quando está pronto ...

6 comentários:

Sentimental ♥ disse...

acho lindo o surf, mas me vejo só tomando caldo das ondas... o legal da vida é poder tirar lição de tudo o q se faz.

Anne M. Moor disse...

E não é a razão que nos diz que estamos prontos, mas a intuição, o corpo... algum sexto sentido...

Bom dia Flávio!

e beijos de uma motoqueira ou seria uma motociclista?

Anne

A. Marcos disse...

Flávio,
Ano passado tive aulas de surf. Faz parte de um projeto pessoal de praticar atividades pelas quais nunca antes me interessei.
Este ano pretendo ter aulas de vôo.
Mas o interessante de seu post é que essa conclusão se aplica a muitas outras atividades em que se a exigência é maior do corpo: artes marciais, por exemplo.
Já tive aulas de Jiu-Jitsu, Muay Taiu e Krav Magá. Em todos esses casos o treino é do corpo. A mente é esvaziada para que seus reflexos, sua postura e golpes possam ser treinados com a eficiência que a luta exije.
Igualzinho no surf.
Feliz 2011.

Gui Ferrari disse...

Bela reflexão, pai!

disse...

Aloha!

Gosto da tua garra.

Beijos

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ