Páginas

sexta-feira, janeiro 07, 2011

O surf e suas lições

Depois de 3 aulas, creio que já posso tirar algumas conclusões sobre a arte de surfar.
A primeira, é justamente a de que se trata de uma arte.  Discutir o conceito de arte daria margem a algumas longas postagens ... mas fico aqui com sua essência que é a livre expressão (no sentido de não ter objetivo especîfico senão o de atenuar a tensão, compulsão ou ansiedade).  É isso que justifica o fato do surfista entrar no mar e lá ficar até a exaustão.
A segunda é que, por mais que alguém possa lhe ensinar algumas técnicas ou dar algumas dícas (muito úteis para os primeiros passos), não se surfa com a mente.  É o corpo que precisa aprender a surfar.  Se você for do tipo mais racional (como eu), vai ter que controlar a ansiedade e deixar que o corpo aprenda para que a mente decodifique depois.
A terceira, e provavelmente a mais importante, é que aprender a surfar é um processo sem fim.  Aquela molecada que risca divertidamente o tubo das ondas levou alguns anos surfando várias horas por dia para chegar nesse estágio, e ainda tem muito para aprender.
A quarta, e possivelmente a mais interessante conclusão,  é que o surf se revela como uma forma de meditação ativa.  É um exercício extenuante que exige concentração, empenho, atenção e pouco raciocínio formal e, portanto, aquieta a mente.
Faz todo o sentido que eu tenha finalmente resolvido aprender a surfar justamente nesse momento em que tenho me dedicado a desenvolver uma integração maior entre a mente e o corpo (usando o Tantra como caminho).
Com dizia meu avô português, você só está pronto quando está pronto ...

5 comentários:

Ju ♥ disse...

acho lindo o surf, mas me vejo só tomando caldo das ondas... o legal da vida é poder tirar lição de tudo o q se faz.

Anne M. Moor disse...

E não é a razão que nos diz que estamos prontos, mas a intuição, o corpo... algum sexto sentido...

Bom dia Flávio!

e beijos de uma motoqueira ou seria uma motociclista?

Anne

A. Marcos disse...

Flávio,
Ano passado tive aulas de surf. Faz parte de um projeto pessoal de praticar atividades pelas quais nunca antes me interessei.
Este ano pretendo ter aulas de vôo.
Mas o interessante de seu post é que essa conclusão se aplica a muitas outras atividades em que se a exigência é maior do corpo: artes marciais, por exemplo.
Já tive aulas de Jiu-Jitsu, Muay Taiu e Krav Magá. Em todos esses casos o treino é do corpo. A mente é esvaziada para que seus reflexos, sua postura e golpes possam ser treinados com a eficiência que a luta exije.
Igualzinho no surf.
Feliz 2011.

Gui Ferrari disse...

Bela reflexão, pai!

Noeli da Fonseka disse...

Aloha!

Gosto da tua garra.

Beijos