Páginas

domingo, março 20, 2011

Antagonia

Aprendemos cedo a odiar o inimigo e a maldizer a situação adversa.
Quanto maior o inimigo e mais difícil a situação, mais será exigido de nós.
É nesse momento que nos damos conta das limitações e dos erros, uma oportunidade única de desenvolvimento.
O curioso é que umas das melhores definições de amor que já escutei (do meu ex-psicanalista) é algo como "amar é estar verdadeiramente interessado no desenvolvimento do outro".
Embora ainda acredite que o amor cotidiano é fruto de um encontro de neuroses complementares (essa definição é minha), também concordo com meu analista.
E, nesse sentido, nosso inimigo está bastante perto de nos dar uma demonstração de amor.
Lucas 6:28  - "Amai vossos inimigos... bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam..."
Prefiro não ter inimigos e passar ao largo de situações desagradáveis.  E, com todo respeito ao bom Lucas, não pretendo orar pelos que me caluniam, embora realmente acredite que poderiam fazer coisas mais relevantes de suas vidas.
Mas a consciência de que a antagonia (acho que inventei essa palavra) tem seu lado positivo, certamente ajuda a enfrentar as dificuldades.

3 comentários:

Ju ♥ disse...

inimigos não, mas eu 'peço' por aqueles q de alguma maneira me invejam... é, peço pra eles ficarem longe de mim e conseguirem muuuuita coisa boa, assim me esquecem e vivo melhor e sem peso. rs

A. Marcos disse...

Inimigo é um palavra que tem carga psicológica pesada. Assim como violência. Por isso nem sempre nos sentimos à vontade quando nos reconhecemos "antagonizados" ou em situação de violência.

Mas oponente, desafeto e adversário; assim como coerção, constrangimento e resisitência pela força são, respectivamente,sinônimos palatáveis das palavras supra.

Todos nós temos adversários, oponentes ou desafetos. Todos nós somos constrangidos a fazer ou deixar de fazer algo.

Isso é natural e é imprescindível.Em toda a natureza e nos eventos naturais vemos isso como elemento maior de criação e evolução (vejamos a formação do universo pela teoria do bigbang, como ocorre a chuva, como se dá a fecundação e por aí vai).

Sempre nossos opositores são oportunidade de superação, de autoconhecimento e de conjunção: é pelo conflito que se evolui e é por ele que aumentamos nosso intelecto.

Batom e poesias disse...

"O amor cotidiano é fruto de um encontro de neuroses complementares".

Amei isso!
bjcas