Páginas

domingo, março 20, 2011

Antagonia

Aprendemos cedo a odiar o inimigo e a maldizer a situação adversa.
Quanto maior o inimigo e mais difícil a situação, mais será exigido de nós.
É nesse momento que nos damos conta das limitações e dos erros, uma oportunidade única de desenvolvimento.
O curioso é que umas das melhores definições de amor que já escutei (do meu ex-psicanalista) é algo como "amar é estar verdadeiramente interessado no desenvolvimento do outro".
Embora ainda acredite que o amor cotidiano é fruto de um encontro de neuroses complementares (essa definição é minha), também concordo com meu analista.
E, nesse sentido, nosso inimigo está bastante perto de nos dar uma demonstração de amor.
Lucas 6:28  - "Amai vossos inimigos... bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam..."
Prefiro não ter inimigos e passar ao largo de situações desagradáveis.  E, com todo respeito ao bom Lucas, não pretendo orar pelos que me caluniam, embora realmente acredite que poderiam fazer coisas mais relevantes de suas vidas.
Mas a consciência de que a antagonia (acho que inventei essa palavra) tem seu lado positivo, certamente ajuda a enfrentar as dificuldades.

4 comentários:

Sentimental ♥ disse...

inimigos não, mas eu 'peço' por aqueles q de alguma maneira me invejam... é, peço pra eles ficarem longe de mim e conseguirem muuuuita coisa boa, assim me esquecem e vivo melhor e sem peso. rs

A. Marcos disse...

Inimigo é um palavra que tem carga psicológica pesada. Assim como violência. Por isso nem sempre nos sentimos à vontade quando nos reconhecemos "antagonizados" ou em situação de violência.

Mas oponente, desafeto e adversário; assim como coerção, constrangimento e resisitência pela força são, respectivamente,sinônimos palatáveis das palavras supra.

Todos nós temos adversários, oponentes ou desafetos. Todos nós somos constrangidos a fazer ou deixar de fazer algo.

Isso é natural e é imprescindível.Em toda a natureza e nos eventos naturais vemos isso como elemento maior de criação e evolução (vejamos a formação do universo pela teoria do bigbang, como ocorre a chuva, como se dá a fecundação e por aí vai).

Sempre nossos opositores são oportunidade de superação, de autoconhecimento e de conjunção: é pelo conflito que se evolui e é por ele que aumentamos nosso intelecto.

Batom e poesias disse...

"O amor cotidiano é fruto de um encontro de neuroses complementares".

Amei isso!
bjcas

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ