Páginas

quarta-feira, março 16, 2011

O mantra do nome

Mantra, que em sânscrito significa algo como "expansão da mente", é uma vocalização (sílaba, palavra ou grupo de palavras) considerada capaz de estimular a transformação espiritual.
Os mantras são aparentemente originários da tradição Védica (Índia), mas estão espalhados por vários movimentos espirituais, de maneira mais ou menos explícita (orações, por exemplo, funcionam como mantras).
A repetição exaustiva de um mantra tem um efeito hipinótico e altera o estado de consciência, facilitando o encontro com a divindade.
Eu considero que nossos nomes (e apelidos) funcionam como mantras evocativos.
Sua escolha se dá por pessoas que são importantes nas nossas vidas (pais, amigos, líderes espirituais) e refletem (ou mesmo projetam) expectativas que são repetidamente evocadas.
O próprio som tem seu efeito inconsciente.  Flavio, por exemplo, é um som mais suave e fluído que Rodrigo.  O primeiro som sugere o contornar de um obstáculo.  O segundo, a sua fragmentação.
Guilherme é um som reverberante e impositivo.
Nos 3 exemplos utilizei o meu nome e o de meus dois filhos (e talvez esteja um pouco contaminado por conhecer suas personalidades).
Mas realmente acredito que ser "Flavio" e, de algum modo, identificar-me com esse som, tem alguma consequencia sobre a minha personalidade.  Creio que seria uma pessoa diferente caso me chamasse Ariovaldo, Hermógenes, Epaminondas ou Betão.
Também por essa razão tenho sempre a impressão que os apelidos e diminutivos são simplificadores da personalidade, como se mostrassem apenas uma faceta do individuo.
Chamar a pessoa pelo seu nome real me faz sentir que estou vendo-a por inteiro.
Enfim ... cada louco com sua mania.

10 comentários:

Sentimental ♥ disse...

eu gosto sempre de chamar pelo nome inteiro, uso apelidos em raras ocasiões. só não sei pq faço isso, mas acho q nomes são mais positivos. [seja lá o q isso quer dizer.]

e daí? disse...

tb prefiro nomes grandes, e sim, Guilherme é impositivo, o meu absorveu bastante essa caracteristica! Tb tenho algumas maluquices acerca de nomes...talvez todo mundo tenha...

Luna Sanchez disse...

Conheço uma senhorinha de mais de 80 anos chamada Bibiana e tenho a impressão de que ela ainda é uma criança porque o nome me sugere doçura e fragilidade.

Concordo que Flávio tem algo de leve, assim como Douglas. É esse "L" que faz isso. O contrário acontece com Pedro, que me faz pensar em força.

As gurias aqui da Net me apelidaram de Luneta...o que será que isso quer dizer?

:p

Um beijo.

A. Marcos disse...

Faz algum sentido. Sempre digo que qdo sou advogado sou Antonio Marcos. Quando sou chato sou só Antonio. Quando estou descontraído sou o Marcos, o Marcao...

A.Tapadinhas disse...

Estou totalmente de acordo: o nome tem influência na personalidade da pessoa.

Para o nome das minhas filhas procurei que fossem nas primeiras letras do alfabeto, e um nome curto. Nomes a começar po Z ficam sempre no fim das filas; nomes compridos têm sempre diminutivos.
Esta foi a parte utilitária...

A parte artística (como sempre!), já depende de pessoa para pessoa...
:)
Abraço,
António

Carla P.S. disse...

Carla. Uma arizona louca, emcima de um cavalo descompassado.
Carla, aquela que chega com um soco.

Hehheehhehe

Cada louco com suas manias, e por que não compartilha-las né!
Um café.

Batom e poesias disse...

Ross...ana...
Você sempre me dando idéias.

Hemógenes até combina, vá...
Intelectual...kkk

beijos

Jaqueline Köhn disse...

Eu já gosto que me chamem "Jaque", acho bem feminino e forte ao mesmo tempo...

Um ótimo finds pra vc!

Borboletinha Dourada disse...

Na verdade existe dois motivos que me fazem usar de apelidos, a princípio, acho-os bem mais carinhosos e sou multifacetada, gosto de ser forte, doce, ácida e tbm flexível..durona, porque não...?
Portanto meu avózinho que já faleceu mais de 45 anos me chamava de Leninha e eu me sentia amada....meus pais tbm, porem quando me chamam de meu nome real: Marlene..eu me sinto de certa forma desconectada com a pessoa cujo momento me chama assim.

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ