Páginas

sexta-feira, março 25, 2011

Aphagão

Criada em Sidney (Austrália) pela WWF, em 2007, para demonstrar o apoio da população à luta contra as mudanças climáticas do nosso mundinho, a Hora do Planeta acontece neste sábado.
Sua colaboração se limita a apagar todas as luzes de sua casa, das 20h30 às 21h30.
Guilherme, meu filho produtor de conteúdos, sempre antenado, informou que a teoria da conspiração udigrude do momento é que a NASA seja a verdadeira mentora do movimento.  Tratar-se-ia de uma preparação planetária para a execução de um plano de emergência de proteção do planeta contra a possível colisão de um mega-asteróide.   Com todas as luzes apagadas a Terra ficaria praticamente invisível, diminuindo a chance do asteróide ser capaz de atingí-la.
Independentemente das razões manifestas ou veladas, quem viaja de avião à noite observa, com facilidade, que o planeta sofre de excesso de iluminação.
As implicações são as mais diversas e vão desde provocar severas crises de depressão nos pirilampos (popularmente chamados de vaga-lumes) até causar sérias alterações nos bio-ciclos de todas as criaturas vivas.
Mas viajar de avião também nos dá a possibilidade de observar alguns aspectos da natureza humana que me fazem encarar com ceticismo essas iniciativas.
O uso do banheiro é um bom exemplo.  Nobres e educados executivos e executivas demonstram o quanto estão verdadeiramente preocupados com o "próximo" através do estado em que deixam o banheiro após o uso.  Chega a ser inacreditável que aquela charmosa senhora com sapatos Prada ou aquele impecável cavalheiro de terno Armani e cabelos grisalhos façam tal esbórnia num espaço tão pequeno e não se deem ao trabalho de disfarçar. Urina na tampa do vazo sanitário e no chão, pia ensopada, papeis molhados espalhados pelos cantos, absorventes usados colocados nos locais mais inusitados e outras agressões ambientais localizadas de alta criatividade parecem quase propositais.
Dificil imaginar que essa população possa vir a se precupar em preservar o planeta que, convenhamos, é bem maior e exige muito mais disposição do que "dar um tapinha" no banheiro em prol do próximo.
De todo modo, os que pensam diferente e se preocupam com o planeta podem aproveitar essas oportunidades para semear exemplos contaminadores, promovendo a conscientização.
Nosso mundo precisa de carinho.

8 comentários:

A. Marcos disse...

Imagine só Flávio:

a) não tenho rádio em casa. Ouço o rádio à partir de meu cel e do meu carro;
b) não tenho internet banda larga em casa. Quando quero usar internet uso a minha linha 3G como modem;
c) não tenho assinatura de TV em casa e nem mesmo antena normal, de modo que só assisto TV para ver DVD;
d) não uso meu forno de microondas e minha geladeira é ultra econômica;
e) por ser envidraçada minha casa não requer iluminação artificial de dia e só acendo abajoures ou iluminação indireta à noite.

Vivo num apagão há 07 anos...rsrsrs

Ju ♥ disse...

putz, também ficom impressionada com a falta de educação de algumas pessoas, as vezes fico pensando se fazem o mesmo em casa. acredito q é dos pequenos atos de cada um q surge o macro, só q o povo não está preocupado com isso e os problemas estão aumentando...

Gui Ferrari disse...

Podemos também botar um bigode na terra que o esteróide não a reconhecerá.
E eu já deixei a casa de uns jeitos pra vc que nenhum executivo de meia tijela bate a bagunça! =D

Gui Ferrari disse...

hahahah esteróide... Asteróide gente, srry.

Anne M. Moor disse...

De carinho e mais amor...

Anônimo disse...

Pessoas que se consideram mais inteligentes que o Edmar Cid Ferreira deveriam comprar passagem na First Class. La' os banheiros teem mais asseio! Tome nota!! Abraco.

Suzana disse...

Mais amor e menos calor.

Saudades

Beijos

Suzana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.