Páginas

quinta-feira, março 10, 2011

Marca na testa


Quando cheguei em Bogotá, hoje pela manhã, reparei, sem muito esforço, que várias pessoas estavam marcadas com uma cruz preta na testa.
Imaginei tratar-se de um ato de protesto, algum tipo de "greve branca" (embora a marca fosse preta) ou algo similar.
Pura ignorância de minha parte.  O motorista do carro que me levou ao hotel explicou-me tratar-se de uma manifestação religiosa em comemoração à Quarta-feira de Cinzas (Miercoles de Ceniza), o início da Quaresma.
Curioso o impacto de ver quase um terço da população, de todas as classes sociais, andar pelas ruas e frequentar os ambientes de trabalho explicitando sua fé de maneira tão primitiva, numa das grandes capitais da América Latina.
Lembra um pouco os "cara pintadas" da época de Collor ou nos estádios durante os jogos da copa do mundo, mas a rudimentar cruz negra (cinza, para ser mais preciso), remete a rituais menos festivos.
Descontextualizada, sugerem um efeito um tanto macabro, como nos filmes de zumbis.
A civilização moderna, meus caros, efetivamente não passa de um fino verniz ...

17 comentários:

Taís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taís disse...

Eu me lembro que quando era criança minha avó nos levava a missa e dizia que tinhamos que "tomar cinza". Claro que não era tomar mesmo, senão que levá-la assim, na testa.

A. Marcos disse...

E põe fino nisso...

ANGELICA LINS disse...

Sempre que vou a missa da quarta-feira de cinzas, participo deste ritual e saio de lá com o sinal na testa.

Abraço!

Paty Michele disse...

Ontem saí da missa e fui ao shopping. Não entendia pq tanta gente me olhava, até que passei por um espelho e vi a marca das cinzas, da qual havia esquecido completamente.
Vc não precisava ter ido tão longe pra ver isso, somos um país católico (ou não?).

e daí? disse...

é, aqui somos um país catolico, mas, sei la se por minha pouca intimidade com essa igreja, nunca saí com cruz cinza na testa...[aqui no Rj tem isso???]

A. Marcos disse...

O Brasil não eh um país católico mas religiosamente diverso no qual 65% das pessoas se declaram católicas e das quais mais de 16% admitem ter mais de um credo, ou seja, são religiosamente sincréticas.
Eu tenho 42 anos estudei em escola de freiras por 09 anos e fui católico por metade da minha vida e até hoje jamais vi pessoas andando por aí com essa marca na testa.

Flavio Ferrari disse...

Marcos: isso é porque você não conhece a Paty e a Angelica ...

Flavio Ferrari disse...

Paty e Angelica: interessante´que ambas sejam do NE do Brasil, onde a religiosidade multicultural (ou sincretismo, como menciona o Marcos) é uma característica marcante e o povo expressa sua fé sem constrangimentos.

Flavio Ferrari disse...

Tais: também me lembro disso, embora tenha frequentado mais a igreja Adventista do que a Catolica quando pequeno.

Flavio Ferrari disse...

Andrea: se voce não sabe, como é que eu vou saber ?

Paty Michele disse...

Flávio, religião sempre gera polêmica, né?

bjão

Ju ♥ disse...

bom saber q ainda existem tradições sendo seguidas... aqui a tradição é começar o ano só depois do carnaval.

Pelos caminhos da vida. disse...

Me fez lembrar que nesse dia na igreja católica o padre coloca cinzas em nossa testa.

Como vc está longe hein...

Estou de volta Flávio depois de um tempo ausente.

beijooo.

Letícia Alves disse...

Acho que a vida tem que ser assim mesmo: simples!
Beijos de acá!

Felipe Sá disse...

As tradições ainda se mantém fortes nos dias hoje,nos dando forças em todas as áreas da vida,mas até que ponto elas são boas?Karl Pooper,diria que não valem de muita coisa,Huston Smith,que nos mantém vivos..

Jaqueline Köhn disse...

Sou mineira e lá estas tradições ainda são bem comuns também...